segunda-feira, 9 de maio de 2016

MERCADO FINANCEIRO: Bovespa chega a cair mais de 3% com cena política

Mercados reagem à notícia de anulação da votação do impeachment.
Na semana passada e no mês, a bolsa perdeu de 4,07%. A Bovespa intensificou o movimento de queda nesta terça-feira (9), chegando a cair mais de 3%, após a notícia de que o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, anulou a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A bolsa também refletia o recuo no preço das commodities após dados fracos sobre comércio exterior na China no fim de semana. Às 12h25, o Ibovespa, índice que reúne as principais ações da bolsa, caía 2,29%, aos 50.531 pontos. Mais cedo, chegou a cair mais de 3% Veja a cotação.

Já o dólar operava em alta, acima de R$ 3,60.

As ações da Petrobras e da Vale puxavam a queda do índice, com baixa ao redor de 10%.

Perto do mesmo horário, a Vale perdia mais de 10% nas ações ordinárias (que dão direito a voto em assembleias da empresa), e mais de 8% nas preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos).

A queda refletia o movimento de ações de outras mineradoras no exterior, com dados ruins sobre o comércio na Chinapreocupando o mercado.

Entenda por que dados sobre a China afetam as bolsas pelo mundo.

Os papéis preferenciais da Petrobras caíam mais de 10% e as ordinárias ao mais de 9%, com o recuo dos preços do petróleo e a anulação da votação do impeachment.

Cenário interno e externo
O mercado segue acompanhando os desdobramentos do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Até então a votação do afastamento temporário da presidente Dilma estava agendada para esta quarta-feira.

No exterior, preocupações sobre a economia da China influenciavam o mercado. No fim de semana, foram divulgados dados mais fracos que o esperado sobre o comércio de abril no país, com queda tanto das importações quanto das exportações.

Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,09%, aos 51.717 pontos. Na semana e no mês, a bolsa perdeu de 4,07%. Em 2016, o índice tem valorização de 19,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui