sábado, 7 de maio de 2016

Único na disputa, Trump ainda não é candidato republicano oficial

Donald Trump fala a eleitores durante comício em Charleston, West Virginia, na quinta (5) (Foto: Mark Lyons/Getty Images/AFP)
Donald Trump fala a eleitores durante comício em Charleston, West Virginia, na quinta (5)
Nove estados ainda realizam primárias e 505 delegados estão disponíveis. Dificilmente, porém, Trump não terá maioria necessária em convenção. Após as desistências de Ted Cruz e John Kasich esta semana, Donald Trump se tornou o último pré-candidato do Partido Republicano e praticamente assegurou sua nomeação para concorrer à presidência dos EUA em 8 de novembro. Mas, embora seja quase impossível, teoricamente existe uma chance de ele não ser o escolhido. Por isso, inclusive, o próprio Partido Republicano ainda se refere a Donald Trump como "presumptive candidate", algo como "candidato presumido".

Nove estados ainda não realizaram suas primárias e estas não serão canceladas. Com isso, ainda há 505 delegados a serem conquistados em Nebraska, West Virginia, Oregon, Washington, Califórnia, Montana, Nova Jersey, Novo México e Dakota do Sul.

Na convenção do partido, de 18 a 21 de julho, será realizada uma votação inicial, na qual os delegados precisam votar nos candidatos com quem se comprometeram nas prévias. Mas, caso nessa primeira rodada nenhum candidato receba 1.237 votos, é realizada uma nova votação. Nesta segunda vez, porém, os delegados da maioria dos estados são liberados para abrir mão da lealdade e votarem em quem quiserem.

Forçar esse tipo de disputa, chamada de “convenção aberta” ou “convenção disputada”, era a estratégia de Cruz e Kasich para tentarem ganhar a nomeação, “roubando” delegados de Trump em uma segunda votação.

E, embora tenham se afastado da disputa, alguns candidatos ainda terão seus nomes impressos nas cédulas desses nove estados restantes, permitindo que eleitores votem neles. Como, oficialmente, apenas suspenderam suas campanhas em vez de encerrá-las, eles podem inclusive levar esses delegados para a convenção e receber seus votos. Marco Rubio, por exemplo, suspendeu sua campanha em 15 de março, mas pediu que os delegados que ganhou se mantivessem fiéis em julho, para atrapalhar as chances de Trump somar 1.237 logo na primeira votação.

No entanto, é bastante provável que Donald Trump já some os delegados necessários antes do fim das primárias, e desta forma inviabilize uma convenção disputada. Ele tem atualmente 1.068 candidatos e precisa agora conquistar apenas 169 dos 505 ainda disponíveis, ou 33,4% deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui