quarta-feira, 22 de junho de 2016

Avião, helicópteros, barcos e carros de luxo foram apreendidos pela PF

Policiais também encontraram helicópteros com os suspeitos (Foto: TV Globo/Reprodução)
Ação recolheu relógios e R$ 3,6 milhões em dinheiro, cheques e contratos.
Também foram encontrados pelos policiais documentos e computadores. A Polícia Federal em Pernambuco apresentou na manhã desta quarta-feira (22) o balanço de itens apreendidos durante a Operação Turbulência, deflagrada na terça-feira (21). A PF recolheu em residências e escritórios, alvos de mandados de busca e apreensão, sete automóveis de alto luxo, 45 relógios de marcas internacionais famosas, além de 3,6 milhões em reais, dólares, cheques, contratos, recibos e comprovantes de transferência bancária, bem como revólveres e uma espingarda.Também foram apreendidos cinco bens de destaque: dois barcos, dois helicópteros e um avião. 


Na terça-feira, os policiais federais prenderam quatro pessoas apontadas como integrantes de uma organização criminosa que pode ter financiado a campanha de reeleição do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em 2010, segundo a Polícia Federal. O grupo também teria envolvimento com a compra do avião Cessna Citation que caiu em Santos (SP), em agosto de 2014, causando a morte do presidenciável.

Seguiram para o Centro de Triagem e Observação Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, Eduardo Freire Bezerra Leite, Arthur Roberto Lapa Rosal e Apolo Santana Vieira.

A PF acredita que o grupo tenha movimentado até R$ 600 milhões. Isso poderá ser comprovado com as investigações detalhadas dos documentos também apreendidos na Operação Turbulência. São cinco computadores portáteis, cinco discos rígidos, 20 agendas, três pen-drives, além de 17 celulares e sete tablets. Entre os papéis, estão escriturações, extratos bancários e planilhas fiscais.

Todo o material passará por uma perícia técnica. A maior atenção será dada aos documentos, celulares planilhas fiscais. Com a análise, a investigação poderá apontar outros envolvidos. Segundo a PF, não existe um tempo definido para o término das perícias. Para o assessor de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, esses documentos vão mostrar a movimentação financeira da organização criminosa e detalhar a participação dessa pessoas envolvidas nessa transação. "Precisamos saber quem se beneficiou com esse dinheiro desviado dos cofres públicos. Sendo assim, não descartamos novas operações para prender mais gente", afirmou.

Santoro ressaltou que, quando se deflagra uma operação dessa, que investiga lavagem de dinheiro, é importante que esses bens sejam apreendidos e que esses recursos possam ser recuperados por meio de leilão. "É preciso não só prender as pessoas, mas impor prejuízo a elas", observou.

A PF informou, ainda, que as armas foram apreendidas com os alvos da operação levados para prestar depoimento por condução coercitiva. "Nesse caso, eles também respondem por pose de arma de calibre permitido. Isso é um crime fiançável. Eles foram indiciadas por terem essas armas em suas residências sem o devido registro, mas respondem em liberdade".

Foragido
A Polícia Federal (PF) analisa a possibilidade de incluir o nome do empresário Paulo César de Barros Morato na lista de procurados da Interpol. Ele é suspeito de integrar a organização criminosa que, segundo investigação da PF, pode ter lavado dinheiro para financiar a campanha de Eduardo Campos à reeleição ao governo de Pernambuco em 2010. A ideia é que Paulo seja procurado não só no Brasil, mas também em outros países com o auxílio da Polícia Internacional.

Durante a Operação Turbulência, deflagrada nesta terça-feira (21), foram presos quatro empresários suspeitos de integrar e se beneficiar da citada organização criminosa. Paulo é o único que não foi encontrado. "Estamos fazendo algumas diligências para tentar localizá-lo e, assim que conseguirmos identificar onde ele está, será preso. Caso não consigamos fazer isso, vai ser feito o pedido para que a juíza que cuida do caso para que haja uma inserção na difusão vermelha da Interpol como procurado internacionalmente", afirmou o superintendente da Polícia Federal, Marcello Diniz Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui