quarta-feira, 22 de junho de 2016

PF conclui inquérito da Lava Jato e indicia Genu e mais três pessoas

João Claudio Genu, ex-assessor do deputado José Janene e da liderança do PP na Câmara, em foto de setembro de 2005 (Foto: Joedson Alves/Estadão Conteúdo)
Inquérito referente a 29ª fase da operação foi concluído na terça (21). 
Entre os crimes citados estão lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta terça-feira (21), o inquérito da 29ª fase da Operação Lava Jato e indiciou o ex-tesoureiro do PP João Cláudio de Carvalho Genu, o sócio dele Lucas Amorim Alves, a esposa Cláudia Gontijo Rezende Genu e o cunhado Antônio Gontijo de Rezende. Entre os crimes citados no no documento da PF estão formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro.

A força-tarefa da Lava Jato afirma que Genu seria o responsável por receber a propina de contratos firmados no setor de Abastecimento da Petrobras e por distribuí-la. 60% dos recursos iam para o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e 30%, para parlamentares do PP.

Genu também foi assessor do ex-deputado federal José Janene (PP-PR), morto em 2010, e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão do PT em 2012. Após recurso, em março de 2014, Genu foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro. Ele também tinha sido denunciado por corrupção passiva, mas o crime prescreveu. Atualmente, ele está detido na sede da carceragem da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui