domingo, 5 de junho de 2016

Dominick Cruz domina Urijah Faber por cinco rounds e mantém o título

Dominick Cruz Urijah Faber UFC 199 (Foto: Getty Images)Dominick Cruz golpeia Urijah Faber na co-luta principal do UFC 199
Desafiante sofre a quarta derrota em disputas de cinturão pelo UFC, e a oitava na carreira, e deixa no ar a possibilidade de se aposentar em um futuro bem próximo. Nada melhor do que desempatar uma grande rivalidade do que colocando na disputa um cinturão de campeão mundial. Com uma vitória para cada lado, os arquirrivais Urijah Faber e Dominick Cruz se enfrentaram no UFC 199, neste sábado, em Los Angeles, disputando o título dos pesos-galos do UFC. E, mais uma vez, quem saiu vencedor foi Dominick Cruz, mantendo o cinturão por decisão unânime dos juízes (50-45, 50-45 e 49-46). - Não tem desculpas, estou bem. Faber é duro, mas isso não me surpreende. Ele não é um campeão. Todos aqui são duros, e cada luta será uma guerra. Pouca gente sabe o que eu passei. Fiquei três anos fora. O que eu gosto é de estar aqui - disse o campeão após a luta.

Faber não buscou desculpas para a derrota e elogiou Cruz, mas não perdeu a oportunidade de alfinetar o seu maior rival, dizendo que ele não tem mãos tão pesadas quanto as de seu companheiro de equipe, Cody Garbrandt.

- Dominick Cruz é um grande lutador. Ele não tem as mãos pesadas como Cody Garbrandt, mas fez uma luta perfeita, e eu não posso falar nada. Ele me surpreendeu com golpes muito duros no começo, e eu sabia que ele usaria um pouco de wrestling também. Agora eu preciso ir para casa e descansar. Vou pensar na minha carreira, já me envolvi demais com tudo isso. Continuem de olho nos meus companheiros de equipe - disse Faber, dando a entender que a aposentadoria pode não estar tão distante.

A luta

A luta começou com Cruz levando Faber para o chão e mantendo suas costas no chão. Faber conseguiu se levantar, mas o campeão o imprensou na grade. Faber acertou uma boa joelhada no campeão, que absorveu o golpe e voltou a pressionar o desafiante. A luta ganhou muito giro, e Faber conseguiu uma bela queda. O campeão se movimentava como de costume, mas não levava tanta vantagem como na luta contra TJ Dillashaw. Faber mostrava estar muito preparado para a disputa. No segundo round, após algumas trocas de golpes de parte a parte, Cruz acertou um belo cruzado de esquerda no queixo de Faber, que sofreu o knockdown. O campeão partiu para tentar definir a luta, mas o desafiante se defendeu e buscou se levantar o mais rápido possível. Os dois lutadores não paravam de se movimentar e buscar brechas no jogo um do outro, o que gerava um desgaste muito grande.

A luta manteve o ritmo no terceiro round. Cruz mantinha a tática de fazer ataques falsos para tentar confundir Faber, e se movimentava constantemente, utilizando principalmente o cruzado de esquerda, que estava funcionando. Faber, por sua vez, não encontrava Cruz, e apostava em conectar golpes duros que mudassem o rumo da disputa. A maior envergadura do campeão lhe dava uma boa vantagem em cada round. No intervalo, os dois lutadores se esbarraram no meio do octógono e Faber empurrou Cruz para longe. O quarto round trouxe Cruz mais uma vez circulando incessantemente pelo octógono e aplicando jabs no rosto de Faber, que tentava devolver os golpes, mas não conseguia por conta da menor envergadura e das esquivas precisas do campeão. Na metade do round, Cruz conseguiu acertar mais um golpe de esquerda e Faber perdeu o equilíbrio. O campeão tentou engrenar uma sequência de golpes, mas o desafiante levantou-se rapidamente e voltou ao centro do octógono, mantendo-se em atividade até o intervalo.

No quinto e último round Dominick Cruz começou pressionando Urijah Faber, aplicando uma sequência de socos e um chute alto, aos quais Faber respondeu com um soco de direita que pareceu ter incomodado o campeão. A luta ficou um pouco mais aberta, mas Cruz conseguiu derrubar Faber e dominar as suas costas. O desafiante conseguiu se livrar da posição, mas o campeão voltou a derrubá-lo, mantendo-o por baixo no chão por alguns segundos. Faber levantou-se e laçou o pescoço de Cruz, que conseguiu se soltar e voltar a circular pelo octógono. Ao fim da luta, os dois se cumprimentaram timidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui