terça-feira, 14 de junho de 2016

OAB acolhe exposição de nu artístico retirada de shopping antes do prazo

Uma das imagens mostra mulher nua sobre cajus

Entidade de MT diz que defende a liberdade intelectual e artística.
Exposição foi encerrada em shopping após denúncia de conteúdo impróprio.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) vai acolher a exposição fotográfica Cinco Elementos do Cerrado, que foi encerrada antes do prazo previsto em um shopping de Cuiabá. As imagens de nu artístico, de autoria do fotógrafo Tchélo Figueiredo, foram recolhidas do estabelecimento, no último domingo (12), por orientação da Polícia Militar.

A PM informou ter recomendado a retirada das obras apos receber denúncias de clientes do shopping. Por meio de assessoria, o Goiabeiras Shopping informou que costuma sediar e apoiar exposições artísticas no local, mas que decidiu pela retirada das obras para evitar problemas.

A princípio, a exposição seguiria até o dia 20 no local, o que não aconteceu. Agora, a exposição deve ser aberta ao público no próximo dia 23, na Galeria de Arte Silva Freire, na sede da entidade, no Centro Político Administrativo, na capital.

O fotógrafo se disse lisonjeado com o convite da OAB-MT para a exposição. “A OAB se sensibilizou e fez o convite. É uma instituição que preza pela livre expressão, fiquei muito grato pela iniciativa”, disse Tchélo.Segundo a entidade, "a decisão de acolher a exposição que exalta a cultura mato-grossense foi tomada em defesa da liberdade intelectual e artística asseguradas na Constituição Federal pelo direito de liberdade de expressão".

De acordo com o artista, o projeto foi estudado e aperfeiçoado durante seis anos e insere o nu artístico dentro de cenários que representam a cultura regional. Nas imagens, junto com as modelos, estão destacados os cinco elementos que simbolizam o estado: a água, o cerrado, cultura, agronegócio e o caju, representando as frutas regionais.

“Não há nada de vulgar ou agressivo nas fotos. A polêmica em cima da exposição foi resultado de mesquinhez, retrocesso e hipocrisia, pois tudo o que aparece nas imagens pode ser visto diariamente na televisão e em capas de revistas”, comentou Tchélo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui