quinta-feira, 23 de junho de 2016

Uso de boto-cor-de-rosa em evento da Tocha Olímpica também causa polêmica.


A passagem da Tocha Olímpica pelo estado do Amazonas na última segunda-feira ainda está gerando polêmicas. Depois de passar por um zoológico do Exército onde uma onça acabou morta, a chama Olímpica esteve em locais de turismo ecológico onde foi conduzida lado a lado com botos-cor-de-rosa.

Muitos internautas criticaram o uso do animal para o entretenimento e para as fotos. “Vocês não se cansam de se envergonhar?”, “Por que tinham que atormentar um boto para fazer parte do circo? É muita falta de preparo”, “O boto morreu também?” e “Coitado do boto” foram alguns dos comentários feitos em redes sociais. A Tocha Olímpica também visitou a cidade flutuante do Catalão nesta segunda (20), comunidade ribeirinha Canoas Caboclas, "nadando" com os botos em Iranduba .

Os animais foram provocados para que pulassem da água e aparecessem na foto. Segundo a Rio-2016 divulgou, a equipe esteve num flutuante (casa flutuante) de ecoturismo, e o ex-pescador Davi Souza, de 48 anos, nadou na companhia dos botos e conduziu a tocha. Davi montou o primeiro flutuante de ecoturismo da região, o projeto Amigos do Boto. “O flutuante abriga também um projeto de bototerapia, que leva crianças com deficiência para interagir com os animais uma vez por mês. Atualmente, cerca de 30 botos frequentam a região. O trabalho com os animais é acompanhado por especialistas para garantir a sustentabilidade”, disse Davi para a Rio-2016.

O Comitê Olímpico Rio-2016 afirmou que os botos estavam em seu habitat natural, e voltou a garantir que nenhum animal silvestre será utilizado em cerimônias. Eles também reforçaram o posicionamento do caso da onça Juma: “Erramos ao permitir que a tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio 2016".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui