sexta-feira, 8 de julho de 2016

Orkut promete Hello no Brasil em julho, versão web e corta anúncios

Orkut Buyukkokten, engenheiro turco, ex-Google e criador do Orkut e, agora, do Hello (Foto: Divulgação/Hello)Orkut Buyukkokten, engenheiro turco, ex-Google e criador do Orkut e, agora, do Hello

Orkut Buyukkokten, engenheiro turco, ex-Google e criador do Orkut — rede social que levou seu nome — conversou com o TechTudo sobre o Hello, novo aplicativo de social media que pretende lançar no Brasil ainda no mês de julho. Disponível nos países de língua inglesa e previsto para os brasileiros inicialmente em agosto, o Hello promete aterrissar por aqui o quanto antes e acelerou o passo. O desenvolvedor prometeu, também, uma versão web da rede social (que começou no Android e no iOS - iPhone) e um ambiente, a princípio, sem publicidade. Focado em paixões e não em curtidas, o Hello quer aproximar pessoas com gostos em comum, como nas comunidades do Orkut. Early adopters, os brasileiros estão na mira da rede social para levar o Hello aos quatro cantos do mundo. Autor de uma carta emocionada no domínio ainda vivo orkut.com, Buyukkokten se revela otimista sobre a jornada de criar — em um cenário em que o Facebook domina e com novos players comoSnapchat e Instagram — uma rede social nova, com uma proposta diferente, fruto de um mix de ideias. 

Exemplos de baixa adesão dos usuários não faltam, o próprio Google+, do Google, e o Twitter, que já teve dias melhores, são bons motivos para pensar em desistir, mas na disso desanima o fundador do Hello.

Em uma crítica direta a rede social de Mark Zuckerberg, Orkut Buyukkokten quer reviver o que há de melhor no Orkut e eliminar — ou ao menos tentar — o discurso de ódio, que é promovido em larga escala no Facebook. Com 1,6 bilhão de usuários ativos, o site domina o setor, serve como plataforma para todo tipo de discussão, mas sofre com críticas de todos os tipos ao feed de notícias: insegurança sobre privacidade, parcialidade na distribuição de notícias, censura com nudez e volume de anúncios.

De longe, a missão de convencer mais de um bilhão de pessoas a usar o Hello pode parecer impossível. Caminhando na contramão do design flat e simples, a rede social extrapola em cores, texturas, além de oferecer compras in-app. Como ponto positivo, dispensa os anúncios e promete ser um lugar mais tranquilo que o rival, já que o foco é compartilhar apenas o que gera sentimentos bons. 

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