sexta-feira, 3 de março de 2017

FINANÇAS: Bancos lançam linhas de crédito para antecipar restituição do IR

Especialistas dizem que recurso só vale a pena para quitar dívida com juro alto.

Mal foi aberta a temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda e os bancos já começaram a liberar linhas de crédito para antecipar a restituição a quem tem direito a estes recursos. Desde ontem, quando a Receita Federal passou a receber as declarações, o Banco do Brasil, o Itaú Unibanco e o Santander já anunciaram o lançamento desses empréstimos. Bradesco e Caixa Econômica Federal (CEF) informaram que vão liberar suas linhas na próxima semana. Especialistas em finanças pessoais, contudo, alertam que antecipar a restituição só é bom negócio para quitar dívidas no cartão de crédito ou no cheque especial, modalidades quem têm as maiores taxas de juros do mercado. TAXA DE MAIS DE 4% AO MÊS

O Banco do Brasil reabriu ontem o seu Crédito Direto ao Consumidor (CDC) Antecipação de Imposto de Renda, pelo qual é possível antecipar até 100% do valor a ser restituído, até o limite de R$ 20 mil, com taxas de juros que vão de 2,11% a 4,18% ao mês, dependendo do nível de relacionamento do cliente com o banco. De acordo com a instituição, a antecipação pode ser contratada por clientes com limite de crédito pré-aprovado e que tenham indicado o Banco do Brasil como destinatário do depósito da restituição.

As contratações podem ocorrer pelo aplicativo do BB para celular e tablet, via internet e também nos terminais de autoatendimento, na Central de Atendimento BB e nas agências do banco. O pagamento é realizado na data do crédito da restituição ou no vencimento do contrato, que tem data limite em 15 de janeiro de 2018, o que ocorrer primeiro. No ano passado, foram desembolsados mais de R$ 500 milhões nesse tipo de empréstimo, informou o BB.

— A antecipação é uma alternativa para auxiliar no equilíbrio das finanças, uma vez que o valor não impacta o orçamento mensal dos clientes — diz Edson Pascoal Cardozo, diretor de empréstimos, financiamentos e crédito imobiliário do BB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui