domingo, 17 de março de 2019

MASSACRE NA MESQUITA: Homem enfrentou assassino em ataque a mesquita na Nova Zelândia e impediu mais mortes

Abdul Aziz está sendo saudado como um herói na Nova Zelândia — Foto: Vincent Thian/AP
Abdul Aziz, de 48 anos, está sendo saudado como um herói por ter evitado mais mortes na mesquita de Linwood, em Christchurch, na Nova Zelândia, depois de perseguir terrorista.
Quando um homem armado avançou em direção à mesquita na sexta-feira (15), matando os que estavam em seu caminho, Abdul Aziz não se escondeu. Em vez disso, pegou a primeira coisa que conseguiu encontrar - uma máquina de cartão de crédito - e saiu correndo atrás dele gritando "venha aqui!" 

Aziz, de 48 anos, está sendo saudado como um herói por ter evitado mais mortes na mesquita de Linwood, em Christchurch, na Nova Zelândia. Ele, no entanto, disse que acha que isso é o que qualquer um faria.

O ataque do supremacista branco Brenton Tarrant, de 28 anos, ocorreu em duas etapas. Primeiro, ele matou pelo menos 41 pessoas na mesquita de Al Noor antes de dirigir cerca de 5 quilômetros e atacar a mesquita de Linwood, onde matou mais 7 pessoas. Uma pessoa morreu mais tarde em um hospital, e a polícia anunciou no domingo que um 50º corpo foi encontrado.

Para Latef Alabi, imã da mesquita de Linwood, o número de mortos teria sido muito maior se não fosse por Abdul Aziz.

Alabi disse que ouviu uma voz do lado de fora da mesquita por volta das 13h55, parou a oração que ele estava liderando, e olhou pela janela. Ele viu um homem de uniforme preto no estilo militar e um capacete segurando uma arma grande, e pensou que era um policial. Então, ele viu dois corpos e ouviu o atirador gritando obscenidades.

“Eu percebi que era outra coisa. Isso é um assassino ”, disse ele.

Ele gritou para a congregação, de mais de 80 pessoas, para que se abaixassem. Eles hesitaram. Um tiro soou, uma janela quebrou e um corpo caiu, e as pessoas começaram a perceber que era real.

“Então esse irmão veio. Ele foi atrás dele e conseguiu dominá-lo, e foi assim que fomos salvos”, disse Alabi, referindo-se a Aziz. “Caso contrário, se ele conseguisse entrar na mesquita, todos nós provavelmente teríamos ido embora.”

Aziz disse que, enquanto corria para fora gritando, ele esperava distrair o terrorista. Quando o assassino correu de volta para seu carro para pegar outra arma, Aziz jogou a máquina de cartão de crédito nele.

Filhos

Nesse momento, Aziz ouviu seus dois filhos mais jovens, de 11 e 5 anos, que estavam na mesquita, pedindo para que ele voltasse para dentro.

O assassino retornou, disparando. Aziz correu, passando por carros estacionados, o que impediu que o assassino conseguisse um tiro certeiro. Então, Aziz viu uma arma que ele havia abandonado e pegou, apontou e apertou o gatilho. Estava vazia.

O terrorista correu de volta para o carro pela segunda vez, provavelmente para pegar outra arma. "Ele entrou em seu carro, e eu peguei a arma e joguei na janela dele como uma flecha e explodi sua janela", disse Aziz. O para-brisa quebrou: "Foi por isso que ele ficou com medo."

Segundo Aziz, o assassino começou a xingá-lo, gritando que iria matar todos eles, e fugiu com o carro. Aziz o perseguiu até um sinal vermelho, quando o carro fez meia-volta e escapou. Logo depois, a polícia conseguiu prender o suspeito.
Policial chega em mesquita de Linwood, em Christchurch, na Nova Zelândia, após relatos de tiros nesta sexta-feira (15)
.
Originalmente de Cabul, no Afeganistão, Aziz saiu do país como refugiado quando era um menino e viveu por mais de 25 anos na Austrália antes de se mudar para a Nova Zelândia há alguns anos.

"Eu já estive em muitos países e este é um dos mais bonitos", disse. Ele sempre achou que era um país pacífico também.

Aziz disse que não sentiu medo quando enfrentou o atirador. Era como se ele estivesse no piloto automático. E ele acredita que Deus não achou que era sua hora de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui