quinta-feira, 8 de agosto de 2019

HEROÍSMO: De folga, bombeiro goiano salva família austríaca que se afogava em praia do RJ: 'Gritavam help'

Enquanto pegava conchinhas com o filho em Copacabana, cabo avistou pai e dois filhos na água e correu para resgatá-los. Ele se emociona ao lembrar do resgate: 'Além de bombeiro, sou pai'.

Bombeiro se emociona ao falar sobre resgate: 'Só saio daqui morto' — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Um bombeiro de Goiás que passava férias no Rio de Janeiro com a esposa e os filhos salvou uma família austríaca que estava se afogando na Praia de Copacabana. Um vídeo mostra o momento em que ele entra no mar para prestar o socorro.
O caso aconteceu no fim da tarde da última terça-feira (6). O cabo Marco Aurélio Vaz estava acompanhado da mulher, também oficial da corporação, e dos dois filhos pequenos. Com o tempo chuvoso e o mar agitado, ele pegava conchinhas na areia com o primogênito quando notou que havia algo errado.

O militar então resolveu entrar na água para ajudar o turista estrangeiro e os dois filhos dele - uma menina e um garoto. Ele se emociona ao lembrar da situação.

"Além de bombeiro, eu também sou um pai de família. Quando eu vi aquela família em perigo - eu até me emociono - me joguei na água. Usei o conhecimento que o Corpo de Bombeiro me ensinou. Aproximei da vítima e quando cheguei, a garota estava afundando e voltando. Tinha o irmão próximo e o pai", conta.

Vaz conseguiu pegar a menina e tentava nadar empurrando também o irmão para a orla, mas como o mar estava muito agitado, eles sempre eram jogados novamente para mais longe.

Durante cerca de 20 minutos ele tentou regressar para a areia. Cansado, ele tentou manter-se calmo para conseguir fazer o resgate.

"Foi um momento que usei o treinamento do Corpo de Bombeiros. O primeiro passo é ter calma. Eu falei, 'vou ficar calmo e só sai [da água] eu, ela e o garoto'. Só vou sair daqui morto", conta.

Devido à situação, várias pessoas se aglomeraram perto do ponto onde eles estavam. Dois bombeiros cariocas, que também estavam de folga, viram a situação e também entraram no mar para auxiliá-lo.

Vaz resgatou a menina sozinho e contou com auxílio para retirar também o garoto. O pai das crianças foi auxiliado por um dos militares cariocas.

Com sete anos de corporação, ele se disse grato por ter capacidade de conseguir salvar a família.

"Quero agradecer primeiramente a Deus e em segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás por me oferecer esse treinamento e me capacitar a salvar uma família", celebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui