domingo, 18 de agosto de 2019

TECNOLOGIA: Por que a tela do celular apaga em chamadas ou áudios do WhatsApp

Reclamação de consumidores está ligada ao funcionamento do sensor de proximidade do celular.

Resultado de imagem para CELULAR NO WHATSAPP

A tela do celular pode apagar durante ligações do WhatsApp ou ao escutar áudios do aplicativo devido ao funcionamento do sensor de proximidade. Presente em qualquer smartphone moderno, o componente é responsável por desativar o display durante uma chamada para impedir toques acidentais do rosto. No mensageiro, a função é útil também para ouvir recados de voz de maneira privada, sem usar o alto-falante externo do aparelho.

Mesmo que seja algo comum, o desligamento da tela ao usar o app de mensagens é alvo recorrente de reclamações de usuários. A queixa é uma das mais comuns na assistência técnica da LG, mas pode ocorrer com consumidores de telefones de qualquer marca, como Motorola, Samsung, Sony e Xiaomi. A seguir, veja como funciona o mecanismo de desativação automática do display, sua influência no WhatsApp e como resolver possíveis problemas.

Como funciona o sensor de proximidade


O sensor de proximidade estreou em smartphones com a chegada do primeiro iPhone, em 2007. O componente se baseia na detecção de objetos que refletem raio infravermelho: quando o usuário leva o smartphone ao ouvido, o telefone identifica que algo está impedindo a propagação da luz invisível que ele emite e desabilita a tela momentaneamente. O comando inverso se dá ao afastar o celular da barreira - no caso, o rosto do usuário.

No entanto, o sensor desliga a tela com a aproximação de qualquer objeto, e não somente do rosto. Por isso, quando ele está em ação, o usuário pode apagar o display sem querer simplesmente ao passar o dedo sobre o emissor de luz. O sensor fica localizado sempre na parte frontal do celular, geralmente acima da tela e ao lado da câmera de selfies.
Sensor de proximidade costuma ficar próximo à câmera frontal.

Sensor de proximidade no WhatsApp

O sensor é acionado em ocasiões específicas, como ao fazer ligações comuns ou em aplicativos que precisam de suas funções. No WhatsApp, o sensor de proximidade começa a funcionar ao efetuar ou receber chamadas de voz para evitar que o rosto do usuário execute comandos sem querer. O recurso também funciona ao reproduzir recados de voz por meio da saída de áudio usada para chamadas, que é uma alternativa evitar ouvir no modo viva-voz.

Queixas tendem a ocorrer quando o sensor de proximidade atua sem que o usuário perceba, fazendo com que qualquer aproximação das mãos faça a tela apagar. É normal que a tela apague quando uma ligação está ativa ou um áudio está em reprodução, desde que haja um objeto na frente do sensor. Por outro lado, a permanência do display desligado mesmo após o fim da chamada ou do áudio pode indicar um defeito no componente.
Reprodução de áudio do WhatsApp ativa o sensor de proximidade. 

Como resolver problemas de tela apagada

Apesar de ser feito para desativar a tela ao levar o celular ao ouvido, o sensor de proximidade não consegue distinguir o rosto do usuário de qualquer outro objeto que esteja na frente no emissor de infravermelho. Por isso, qualquer outro objeto que esteja na frente pode ativar o componente e provocar o desligamento da tela.

Se a tela apagar em momentos inapropriados ou demorar demais para reacender, verifique se não há algo mais tampando o sensor, como capas, películas, suor, resíduos ou o dedo. Limpe bem a zona nos arredores do sensor e enxugue eventuais restos de líquidos que estejam ali.

Como testar o sensor de proximidade

Se a tela seguir desligando mesmo depois dos procedimentos descritos acima, é possível que o sensor de proximidade esteja com defeito. É possível fazer testes por conta própria para descobrir se realmente existe uma falha no componente.

O truque é usar os chamados códigos USSD para acessar funções de teste no aparelho. Em smartphones da Samsung, por exemplo, digite *#0*# e selecione "Sensors" para examinar todos os sensores do aparelho. Em aparelhos de outras marcas, o código *#*#0588#*#* pode funcionar, mas a sequência tende a variar dependendo da fabricante. Em aparelhos da Motorola, é possível acessar a função no menu "Teste de hardware" do app Ajuda.
Use ferramenta de tese para saber se sensor de proximidade está com defeito.

Com o teste do sensor de proximidade ativo, basta passar a mão sobre o emissor de infravermelho. Se ele estiver em ordem, o celular irá acender e tremer. Caso contrário, as fabricantes recomendam levar o celular à assistência técnica para reparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui