terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Após 'beijaço gay', grupos entram em confronto em evento com Bolsonaro.

Confusão ocorreu em auditório da Assembleia Legislativa do RS.
Ao menos três pessoas se feriram no tumulto; a polícia não foi acionada.
Evento com Bolsonaro na Assembleia Legislativa do RS teve confusão (Foto: Lauro Alves/Agencia RBS)
Evento com Bolsonaro na Assembleia Legislativa do RS teve confusão.

Um "beijaço gay" terminou em confusão no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (26). O ato foi organizado pelas redes sociais em protesto contra a vinda do deputado federal Jair Bolsonaro à capital gaúcha.

A confusão começou após os participantes do "beijaço gay" entrarem no auditório. Em seguida, começou um empurra-empurra entre os apoiadores de Bolsonaro e integrantes de movimentos LGBT.

Pelo menos três pessoas ficaram feridas. Segundo informou a assessoria de imprensa da casa legislativa, apesar do tumulto, a Brigada Militar não foi acionada para entrar no auditório.

O estudante de direito, Thiago Braga, 31 anos, explica que o movimento pretendia entregar flores para o deputado, mas desistiu da ideia para não haver confronto. O grupo entrou por um acesso nos fundos do auditório, em seguida, o movimento começou a cantar cânticos, segundo o estudante Frederico Lemos, 25 anos. Em seguida, eles se posicionaram para fazer o beijaço e começaram a gritar: "beijo homem, beijo mulher, tenho direito de beijar quem eu quiser".

A organização do beijaço estima que cerca de 150 pessoas estavam participando do ato. "Também tinha a participação de heterossexuais no movimento", observa Braga. Já Lemos explica que o público que pretendia assistir ao ato do Bolsonaro ficou agitado e que, logo após, os participantes do beijaço começaram a sair do salão, quando ocorreu o empurra-empurra.

Uma menina levou um soco e foi empurrada escada abaixo e quando dois rapazes tentaram ajudá-la também foram agredidos a socos, relata Braga. "Não entendo que manifestação se resume a isso. Para cada soco que deram, deixamos flor para eles. Eu levei flor de girassol, que se adapta a qualquer ambiente. Estamos em pleno século 21, onde não deveria existir espaço para preconceito e intolerância."

Na chegada de Bolsonaro à Assembleia, grupos contrários ao deputado jogaram glitter rosa sobre ele. O político chegou a Porto Alegre na segunda-feira (25) e foi recebido com festa por apoiadores no Aeroporto Salgado Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui