terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Um salmão já custa mais que um barril de petróleo Leia mais

Preço do pescado tem alcançado patamares recorde.
Filés de salmão em fábrica na Noruega.
A desvalorização do preço do barril de petróleo está criando situações um tanto inusitadas. Na semana passada, brincadeiras sobre o assunto invadiram o Twitter, e um usuário ressaltou que com o valor necessário para comprar um barril de aço era possível comprar três barris de petróleo. Mas agora os preços da commodity estão próximos de algo um tanto menor: um salmão.

Na Noruega, os preços do salmão — grande produto de exportação do país — seguem trajetória inversa aos do óleo. Pressionado pela baixa quantidade pescada e pela desvalorização da coroa norueguesa, o salmão tem alcançado preços recorde.

E, de acordo com o site iLaks, especializado em notícias ligadas à indústria de frutos do mar, o petróleo caiu tanto, e o salmão subiu de tal forma que uma unidade média do peixe (com cerca de 4,5 quilos) agora custa mais do que um barril de Brent — ambos cotados em coroas. Isso porque um salmão de 4,5 quilos custaria 292,50 coroas norueguesas. Enquanto o barril da commodity, negociado nesta terça-feira perto dos US$ 31, equivaleria a 269 coroas norueguesas, de acordo com o iLaks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui