sábado, 23 de janeiro de 2016

Imagens mostram abandono e falta de higiene em hospital do Rio

Flagrante foi feito pela Globonews no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel MP pede intervenção do Estado após vazamento em centro cirúrgico.





Com uma câmera escondida, a Globonews entrou no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Oeste do Rio, e voltou a flagrar alguns sinais de abandono na unidade, além de falta de higiene. Imagens mostraram lixo, goteiras, macas empoeiradas e abandonadas nos corredores. Segundo a reportagem, até mesmo luvas usadas estavam abandonadas nos corredores. A reportagem também relata falta de material como fraldas, lâminas e bisturis.

O hospital pertence à Universidade do Estado do Rio (Uerj), e passa por problemas por causa da crise financeira que o Estado enfrenta. Os funcionários da área de limpeza e da cozinha dizem que estão com os salários atrasados desde dezembro do ano passado.

Por causa da falta de pagamento, muitos vão embora mais cedo e outros dizem que só fazem o serviço básico. Acompanhantes de pacientes dizem que costumam fazer a limpeza dos banheiros e até das enfermarias. Eles informaram que o lixo está sendo retirado.

Na segunda-feira (18), a direção da unidadejá havia anunciado a suspensão de 16 cirurgias pelo período de uma semana. A medida foi adotada, segundo a direção, “perante as dificuldades estruturais que vêm afetando o funcionamento do hospital”.

A Globonews também teve acesso a um relatório do Ministério Público do Rio que esteve no hospital na última terça-feira. A vistoria ocorreu após um vazamento de água da chuva ter ocorrido no centro cirúrgico do hospital no fim de semana. Imagens mostraram a água vazando pelo teto de gesso e sendo recolhida em baldes espalhados pelos corredores.

Segundo o documento do MP, o centro de cirurgia não está fazendo cirurgias eletivas, somente as de emergência. Eles também constataram que as obras no hospital começaram há sete anos e até agora não foram concluídas. 

O documento aponta diversas irregularidades estruturais e de gestão. Os peritos do MP recomendam que seja feita uma intervenção na unidade, sob pena de fechamento do hospital. Após a vistoria, o MP encaminhou um comunicado para secretário de Saúde do Estado, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, com um pedido de providências imediatas.

O secretário esteve no hospital nesta sexta-feira para verificar como pode colaborar para solucionar os problemas do Pedro Ernesto. No entanto, por pertencer à Uerj, o hospital está vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. A Secretaria de Saúde informou que não gerencia as datas de pagamento das empresas terceirizadas. 

A Uerj disse que por conta das dificuldades de infra-estrutura causadas pelo atraso no pagamento das empresas terceirizadas, a direção do hospital Pedro Ernesto suspendeu, desde o último sábado, novas internações e cirurgias de rotina, num processo de esvaziamento da unidade.

Em nota, a secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia disse que os pagamentos às empresas terceirizadas do Hospital Universitário Pedro Ernesto serão feitos de acordo com o fluxo financeiro do estado. O que deve acontecer o que deve ocorrer na semana que vem.
Sobre os problemas estruturais do hospital, a secretaria disse que a Uerj tem autonomia administrativa e financeira e as obras são de responsabilidade da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui