quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Total de mortos pela PM em supostos confrontos cai 8%; mas casos envolvendo policiais de folga crescem

Dos 784 casos registrados no ano passado, 204 envolvem PMs que estavam fora do serviço.

A letalidade da Polícia Militar no Estado de São Paulo caiu 8% em 2015 em relação a 2014, indicam os números divulgados na terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os números levam em consideração tanto PMs de folga como de serviço.

Ao todo, 784 pessoas foram mortas por PMs no ano passado em supostos confrontos. Há dois anos, o total havia sido 850.

Os números referem-se a casos considerados, ao menos no momento do registro, como reações legítimas à ação de criminosos. Não entram na conta os assassinatos supostamente cometidos por PMs que integram grupos de extermínio. A Polícia Civil investiga a participação de militares em ao menos seis chacinas ocorridas em 2015.

Apesar da queda geral, os números indicam que é crescente os casos envolvendo PMs de folga. No ano passado, 204 foram cometidas por policiais fora do serviço. Em 2014, fora 152 casos. A alta é de 34%.

Considerando apenas os casos envolvendo PMs de serviço, houve queda de 17%: foram 580 casos no ano passado, ante 698 casos em 2014.

Até abril deste ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública não computava em suas estatísticas os casos envolvendo policiais de folga.

Para chegar ao total de casos do tipo no primeiro trimestre do ano passado e ao longo de todo o ano de 2014, o R7levou em consideração os relatórios da Corregedoria da PM publicados mensalmente no Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui