quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Conheça o experimento social secreto da Microsoft na China

O maior teste de tecnologia de inteligência artificial já feito está acontecendo sem ninguém saber - e ela lembra o filme Her".



Um cientista da Microdoft acaba de revelar um segredo gigante da Microsoft: a companhia estaria realizando o maior teste de Turing da história, neste momento, na China.

Um Teste de Turing é uma experiência que testa a capacidade de máquinas exibirem comportamentos equivalentes aos de seres humanos. A informação é do pesquisador e cientista sênior no Nautilus.

Você tem ou quer ter uma STARTUP? Conheça o ACCELERATOR DAY, maior evento de aceleração do país, realizado pelo StartSe e Aceleratech, a melhor aceleradora de startups da América Latina. As vagas são limitadas. INSCREVA-SE AGORA!

Wang afirma que os testes estão sendo conduzidos com a robô Xiaoice, que deixou as pessoas espantadas, em 2014, pelo nível de realismo com que conversava com seres humanos virtualmente. De acordo com o cientista, a robô pode “Trocar pontos de vista em quaisquer tópicos” e, mais impressionante, “tentar esconder” caso não saiba muito sobre algo. Pode parecer familiar para quem assistiu ao filme “Her”, de 2014.

No texto, ele afirma que a ideia é transformar a robô em uma “amiga” para as pessoas. “Os amigos humanos têm uma desvantagem clara: eles nem sempre estão disponíveis”, diz o texto. As reações a imagens também são tipicamente humanas, como perguntar quanta dor a pessoa está sentindo ao receber a foto de um machucado.

Além disso, a “amiga” memoriza estados físicos e emocionais dos usuários. O pesquisador afirma que ela pode, por exemplo, lembrar do término de um relacionamento e perguntar “você está se sentindo melhor?”.

Impressionante, não?

Mais impressionante ainda é o fato de que, fora da Ásia, pouquíssimas pessoas. No Google Trends, por exemplo, é possível ver claramente que o interesse na ferramenta só foi grande em Agosto. Desde então, só vem caindo.

Fora da China, a Microsoft vem realizando diversos testes com Inteligência Artificial, comprando startups na área e construindo aplicativos para iOS e Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui