quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Santorum abandona corrida presidencial dos EUA

Ex-senador pela Pensilvânia passa a apoiar o pré-candidato Marco Rubio. Corrida para nomeação do Partido Republicano tem agora 9 pré-candidatos.
O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum (Foto: Jim Watson / AFP)O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum

O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum anunciou nesta quarta-feira (3) que está deixando a corrida para ser o indicado do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidose ofereceu seu apoio ao pré-candidato Marco Rubio.

Santorum abandonou a corrida presidencial dois dias depois do caucus (assembleias populares) de Iowa, que na segunda-feira (1º) deu início ao processo de primárias nos EUA e no qual o ex-senador obteve apenas 1% de apoio, apesar de ter vencido nesse estado nas primárias republicanas de 2012.

Pouco depois, em seu perfil no Twitter, o ex-senador agradeceu o apoio a seus correligionários e lamentou que este não era seu ano, e aproveitou para pedir apoio a Rubio.Em entrevista à emissora "Fox News", Santorum qualificou Rubio de "jovem extremamente talentoso e um líder natural", e acrescentou que ele pertence "a uma nova geração que pode reunificar o país, não só entre moderados e conservadores, mas também entre jovens e mais velhos".

Santorum, de 57 anos, não ocupa um cargo político desde 2007, quando deixou de ser senador pela Pensilvânia, e suas posições muito conservadoras em questões sociais foram seu maior ativo para conseguir bons resultados nas primárias de 2012, que lhe renderam o segundo lugar, atrás do indicado Mitt Romney.

Com a saída de Santorum, a corrida para a nomeação do Partido Republicano, que chegou a contar com 17 pré-candidatos, fica reduzida a nove, e é esperado que após as primárias de New Hampshire, que acontecem na próxima terça (9), esse número se reduza ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui