quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

STF vai decidir se Renan Calheiros vai responder a processo por peculato

Inquérito apura se empreiteira pagou despesas de amante do senador em troca de emendas.
Caberá aos ministros do STF decidir processo contra Renan

Caberá aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) a decisão sobre a abertura ou não de processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em uma denúncia de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Trata-se de um escândalo investigado desde 2007 em que Renan é suspeito de ter usado uma empreiteira para pagar dívidas da amante. Como contrapartida, beneficiaria a empresa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O relator do processo, ministro Luiz Edson Fachin, liberou na noite de terça-feira (2) a decisão sobre o recebimento da denúncia para ser analisada em plenário. Porém, a votação ainda precisa ser incluída na pauta. Não há previsão de quando isso deva acontecer. 

Renan Calheiros é investigado por peculato e uso de documentos falsos. Ele teria usado a construtora Mendes Júnior para pagar quitar despesas de Mônica Veloso, então amante dele. Em troca, apresentaria emendas parlamentares que beneficiariam a empresa. O esquema veio à tona em 2007, quando ele ocupava pela primeira vez a presidência do Senado. Para evitar ser cassado, o peemedebista renunciou ao cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui