quarta-feira, 2 de março de 2016

Conselho de Ética aprova dar continuidade ao processo de Cunha

Aprovação por 11 a 10 se deu após desempate do presidente do conselho. Cunha é suspeito de ter ocultado contas bancárias secretas no exterior. Após uma série de adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (2) o relatório preliminar que pede a continuidade do processo disciplinar com pedido de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com isso, o peemedebista terá até dez dias úteis para apresentar a sua defesa prévia.

A aprovação se deu por 11 votos a 10, após o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), dar o voto de minerva e desempatar o placar.  Mudança em relatório
Com um placar tão apertado e já esperado por membros do conselho, o voto decisivo foi do deputado Paulo Azi (DEM-BA). Ele falou que acompanharia o relator desde que fosse retirado do parecer um trecho que pedia que o presidente Eduardo Cunha fosse investigado por suposto recebimento de vantagem indevida.
Azi argumentou que a acusação contra o peemedebista de que ele teria recebido propina de contratos da Petrobras não dizia a fatos acontecidos no mandato atual. O relator acabou aceitando a mudança, alegando que ainda não havia uma ação na Justiça aberta contra Cunha por conta disso. Porém ele explicou que nada impediria que, no decorrer das investigações, o presidente da Câmara voltasse a responder por isso.
Os adversários de Cunha atacaram a mudança e acusaram aliados dele de manobrar para tentar conseguir uma pena mais branda.

Manobras

Desde o início dos trabalhos do colegiado, em novembro, deputados da tropa de choque do Deputado Eduardo Cunha têm agido apresentando recursos para questionar atos do conselho, o que tem atrasado o andamento do processo, inclusive com a destituição do primeiro relator, Fausto Pinato (PRB-SP).

Veja como votaram os integrantes do Conselho de Ética:

Contra Cunha
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Fausto Pinato (PRB-SP)
José Carlos Araújo (PSD-BA)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Leo de Brito (PT-AC)
Marcos Rogério (PDT-RO)
Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS)
Paulo Azi (DEM-BA)
Sandro Alex (PPS-PR)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)

A favor de Cunha
Cacá Leão (PP-BA)
Erivelton Santana (PSC-BA)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Maurício Quintella (PR-AL)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Ricardo Barros (PP-PR)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Wellington Roberto (PR-PB)
Vladimir Costa (SD-PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui