sábado, 26 de março de 2016

Hillary e Sanders disputam prévias em três estados neste sábado

Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders em eventos de campanha nessa semana em Washington (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni/Michael Lopez)Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders em eventos de campanha nessa semana em Washington (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni/Michael Lopez)


Bernie Sanders está atrás de HIllary Clinton por diferença de 303 delegados. Estão em disputa 142 delegados em Washington, Alaska e Havaí. O Partido Democrata realiza neste sábado (26) prévias das eleições norte-americanas em três estados: Washington, Alaska e Havaí. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, não é possível fazer uma previsão do ganhador em cada estado, já que foram feitas poucas pesquisas de opinião. A disputa está cada vez mais acirrada para o pré-candidato Bernie Sanders, que está atrás de Hillary Clinton por uma diferença de 303 delegados.

Nos três estados, a votação deste sábado terá formato de caucus, uma assembleia comunitária feita em local público em que os eleitores podem discutir antes de votar. Os caucuses deste sábado serão fechados. Ou seja, apenas os registrados no Partido Democrata podem votar. Mas eles podem se registrar e, inclusive, mudar sua filiação partidária no mesmo dia da votação.

Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders disputam no total 142 delegados para os apoiarem na convenção nacional do partido, que será realizada em julho e da qual sairá a nomeação oficial do partido. Sanders conta até agora com 920 delegados, contra os 1.223 de Hillary Clinton. Entre os democratas são precisos 2.383 delegados para garantir a nomeação do partido.

O estado com mais delegados em jogo é o Washington, com 101. Foi lá que os dois pré-candidatos fizeram campanha nessa semana. No Alaska serão disputados 16 delegados e no Havaí, 25. Esses delegados serão distribuídos proporcionalmente aos votos obtidos por cada candidato. No entanto, cada estado tem uma cota extra de delegados que são chamados de superdelegados. Os superdelegados são líderes partidários que não dependem da indicação dos eleitores para votar, tendo total liberdade para escolher seu candidato na convenção final do partido, em julho. Washington tem 17 superdelegados, o Alaska tem 4 e o Havaí, 10.

Poucas pesquisas
Segundo a imprensa norte-americana foram feitas poucas pesquisas antes das prévias deste sábado, e não é possível ter uma visão real do que deve acontecer.

Em Washington, duas pesquisas divulgadas pelo Huffington Post, que rastreia as de pesquisas públicas de opinião, apontam vitória para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. No entanto, o senador pelo estado de Vermont tem um bom apoio em Seattle, a cidade mais populosa do estado.

Seattle está entre as cidades que mais contribuíram com doações para a sua campanha, segundo a Associated Press, e alguns observadores preveem uma vantagem do senador sobre sua concorrente. Sem um bom desempenho em Washington, as chances de Sanders de ganhar a nomeação do partido podem diminuir ainda mais.

No Alaska, uma única pesquisa também aponta vitória para Hillary, por uma diferença de 3 pontos percentuais em relação a Sanders. Não foram divulgadas pesquisas sobre a disputa no Havaí, mas a imprensa dos EUA lembra que Sanders recebeu recentemente o apoio de dois políticos locais.

Republicanos
O Partido Republicano não realiza votação neste sábado. Entre os seus pré-candidatos, o magnata Donald Trump lidera a disputa com 739 delegados, seguido de Ted Cruz com 465 e John Kasich com 143. Para um candidato republicano conseguir a indicação do partido são necessários 1.237 delegados.

As próximas prévias dos dois partidos serão no dia 4 de abril no estado de Wisconsin.

Prévias

Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

A eleição presidencial será realizada em 8 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui