segunda-feira, 14 de março de 2016

INVESTIMENTOS: Google e Facebook concentram o orçamento de publicidade na rede.

Sabemos que o Google e o Facebook são provavelmente os dois maiores sites da internet, recebendo bilhões de acessos todos os dias. Por isso não é uma coincidência perceber que eles também são os mais rentáveis. Segundo um levantamento feito pelo banco de investimentos RBC Capital com publicitários nos Estados Unidos mostra que o Google e Facebook entregam o melhor retorno sobre investimento (ROI) para os anunciantes. O banco também afirma que sites como o Linkedin e o Twitter dão resultados “intermediários”, já os dinossauros Yahoo e AOL estão entre os piores serviços online para se gastar com publicidade.

O relatório aponta que os anunciantes que usam estas plataformas maiores (como o Google e o Facebook) são mais propensos a aumentar os investimentos online. 62% dos anunciantes no Facebook falam que vão ampliar o investimento ali. No Google, 54% dizem o mesmo, e seu mais bem sucedido produto, o YouTube, chegam a 48%. No Twitter, considerado de médio valor, a porcentagem é de 32%.

Esses resultados também trazem consequências para quem está no mercado. Segundo as empresas que pretendem cortar investimentos, 23% dos anunciantes que usam o Twitter pretendem diminuir os gastos na rede de microblogs. No Facebook esta porcentagem é de 9%, no Google, 10%, e no Youtube, 8%.

Além de serem os sites mais visitados, os números mostram que o Facebook e o Google concentram a verba publicitária. Segundo 31% dos usuários do Google, mais de 30% do orçamento é gasto na plataforma, o Facebook segue um padrão similar com 28% do orçamento de publicidade online destinado somente para esta rede social.

Os novos números do relatório podem ser vistos como negativos para o Twitter. Segundo os analistas, esta rede mostrou despertar menos interesse por parte dos publicitários. Os dados mostram, ainda, a evolução da publicidade online. A pesquisa indica que 20% do orçamento com publicidade das empresas se destina, atualmente, para o ambiente digital. E 23% das empresas já investem mais de 50% do orçamento em publicidade online.

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