terça-feira, 22 de março de 2016

Oposição decide retirar delação de Delcídio de pedido de impeachment

Medida será tomada para evitar atraso na tramitação do processo.
Comissão do Impeachment começa com polêmica sobre delação de Delcídio.
A oposição decidiu nesta segunda-feira retirar o aditamento que incluía a delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (sem partido-MS), no processo de impeachment em tramitação na Câmara dos Deputados. A tendência é que um novo pedido seja apresentado incluindo as acusações feitas pelo senador. O aditamento foi feito pela jurista Janaína Paschoal e cabe a ela efetivar a retirada.

O PT e alguns partidos da base aliada questionaram o aditamento na reunião da comissão, realizada nesta segunda-feira. Para eles, como a acusação não constava da peça inicial, acatada por Cunha, a presidente não poderia ser processada por estes fatos. Alguns parlamentares já apontavam a possibilidade de um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a inclusão do tema no processo em curso pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Diante do impasse, os parlamentares oposicionistas avaliaram que manter o tema formalmente no processo poderia levar a atraso na tramitação e abrir margem para questionamentos judiciais. Eles ressaltam que na notificação feita à Dilma na semana passada já constava o aditamento, mas que não valeria a pena insistir nisso sob risco de dar mais tempo ao governo para conquistar votos na Câmara.

Um dos integrantes da Comissão do Impeachment, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) defendeu que a delação seja retirada da denúncia já que ela pode atrasar os trabalhos:

hora de votar, não precisa de aditamento formal. Se for para atrasar os trabalhos é melhor que fique só na peça inicial mesmo — disse Maia.

Um líder da oposição ressaltou que mesmo com a retirada nada impede o relator, Jovair Arantes (PTB-GO), de retomar o tema em seu parecer final. Arantes tem a prerrogativa de incluir em seu relatório tudo que julgar relevante para a sua conclusão.

A estratégia será apresentar um novo pedido de impeachment com a delação de Delcídio. O senador acusou a presidente de tentar obstruir as investigações da Operação Lava-Jato com a nomeação de ministros para tribunais superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui