segunda-feira, 4 de abril de 2016

Assassino do cartunista Glauco morre após briga na cadeia

Carlos Eduardo Sundfeld Nunes é assassino do cartunista GlaucoChristian Rizzi/15.03.2010/Agência de Notícias Gazeta do Povo
De acordo com a SSP-GO, Cadu se desentendeu com outro detendo no banho de sol. Foi morto nesta segunda-feira (4), durante uma briga com outro preso, o detento Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, conhecido como Cadu, de 30 anos. Condenado a 61 anos de prisão por dois latrocínios que aconteceram em 2014, em Goiânia, Cadu também era o assassino confesso do cartunista Glauco e do filho dele, Raoni em 2010, em Osasco, na Grande São Paulo.

A SSAP (Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária) de Goiás confirmou que a briga aconteceu durante o banho de sol no pátio do Núcleo de Custódia do Complexo Prisional, em Aparecida de Goiânia. O suspeito de matar Cadu é o preso identificado como Nilson Ferreira de Almeida.

Segundo nota da SSAP, agentes penitenciários de plantão perceberam a briga mas não conseguiram evitar a morte de Cadu. Ele foi atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas a equipe apenas constatou o óbito.

O caso está sendo investigado pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Aparecida de Goiânia. Segundo a nota, o interno Nilson Ferreira se apresentou à direção e confessou a autoria. Disse ter usado uma arma artesanal para se defender durante a briga que, segundo o suposto autor, teria sido iniciada pela vítima. Será instaurada sindicância.

A reportagem não conseguiu localizar a família do pai do rapaz, que reside em Goiânia. Estudante de Psicologia até pouco antes de ser preso, Cadu estava detido no Núcleo de Custódia desde setembro de 2014. O local foi escolhido justamente para mantê-lo longe de outros presos, que representavam ameaça por causa da periculosidade dele.

Assassino de Glauco exibe músculos em selfies achados por polícia após novos crimes em GO.

Portador de esquizofrenia, Cadu foi condenado pela Justiça de Goiás porque matou, durante assaltos, o agente prisional Marcos Vinícius Lemes da Abadia, de 45 anos, e o estudante de direito Mateus Pinheiro de Morais, de 21, ambos em agosto de 2014. Para o Judiciário goiano, também pesaram os crimes de receptação e porte de arma, e ele acabou condenado a regime fechado.

Em decisão de 26 de agosto de 2015, a juíza Bianca Melo Cintra, da 5ª Vara Criminal de Goiânia, proferiu a sentença condenando o rapaz a 61 anos e 6 meses de prisão, sem direito a recurso em liberdade, e mencionando o "sarcasmo e o egocentrismo" do acusado, até mesmo durante o interrogatório. Ela citou visíveis sentimentos de raiva e de descaso com o Poder Judiciário e lembrou as mortes do cartunista e do filho.

"A despeito que a medida de segurança ao réu aplicada não possa ser levada em conta a torná-lo reincidente ou possuidor de maus antecedentes criminais, o fato de já ter ceifado a vida de dois seres humanos não obstante inimputável à época (2010), indica sua repulsa ao bem maior alheio", afirmou a juíza.

A decisão diferiu da punição pelas mortes em Osasco, onde a Justiça considerou, pelo laudo de esquizofrenia do jovem, que ele era incapaz de responder criminalmente, recomendando a internação que progrediria à liberdade com tratamento psiquiátrico, passível de ocorrer em Goiânia — onde o pai dele residia e onde existe o Paili (Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator), que faria o acompanhamento.

Contudo, os crimes em Goiânia aconteceram um ano depois de ele ser liberado para conviver em sociedade, situação que dependia de manter o acompanhamento psiquiátrico, que, no entanto, Cadu passou a evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui