sábado, 16 de abril de 2016

Imprensa internacional repercute processo de impeachment no Brasil

Jornais da Europa, EUA e América Latina destacam assunto nas edições.
Votação na Câmara decidirá se processo será aberto.



A imprensa internacional tem repercutido nos últimos dias a votação que vai decidir se o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff será aberto e o "clima de disputa" instalado no país. Em reportagem publicada nesta sexta-feira, o jornal americano "The New York Times" trata, em um extenso texto, do clima de disputa em que brasileiros estão vivendo ao apoiar ou refutar o impeachment da presidente. Para isso, ouviram brasileiros de diferentes posições políticas e de distintas regiões do país.
Reportagem do El País. (Foto: Reprodução/El País)
O site da revista americana "Forbes" também destaca o andamento da votação do processo de impeachment de Dilma na Câmara e afirma que, "a julgar pelos números, a presidente Dilma Rousseff é um caso perdido". O vice-presidente Michel Temer não é poupado. "Quando a poeira baixar nas próximas semanas, as pessoas vão olhar e ver o vice-presidente Michel Temer do PMDB , um dos partidos políticos mais corruptos no Brasil, governar o país."


No título, o argentino “Clarín” fala sobre “a inquietante armadilha que se pode construir no Brasil”, afirmando que o impeachment da presidente Dilma, “por suas fragilidades, pode abrir um panorama complexo com um governo provisório tão frágil” como o que está saindo.

A reportagem fala da estreita relação entre política e economia e cita o último – e, segundo o jornal, mais político – dos relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI). O informe mais recente da instituição destaca “quando a economia cresce de forma menos persistente, isso resulta numa queda de investimentos que faz com que o crescimento não seja suficiente para gerar pleno emprego e melhorar os salários, o que resulta em tesões sociais”. Para o “Clarín”, o “atual drama institucional brasileiro” exemplifica bem essa análise do FMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui