sábado, 2 de abril de 2016

Obama diz que Trump não sabe muito sobre o mundo


Presidente Barack Obama participa de reunião com Japão e Coreia do Sul na Cúpula de Segurança Nuclear - Jacquelyn Martin / AP
Presidente dos EUA criticou declarações do candidato sobre relações exteriores. Barack Obama, o presidente dos EUA, disse nesta sexta-feira que os comentários recentes de Donald Trump sobre a política americana com seus aliados asiáticos mostram que ele "não sabe muito sobre política externa".

Obama estava em um encontro de cúpula sobre assuntos nucleares quando comentou o assunto à imprensa. Recentemente, Trump disse em entrevista ao New York Times que aliados dos EUA como a Coreia do Sul e o Japão deveriam pensar em fazer suas próprias armas nucleares em vez de contar com a proteção dos EUA contra a China e a Coreia do Norte.

"O que essas declarações nos dizem? Que a pessoa que fala isso não sabe muito sobre política externa, ou sobre política nuclear, ou sobre a península coreana, ou mesmo sobre o mundo de forma geral", disse o presidente americano em coletiva.

Obama contou que a candidatura de Trump foi assunto de conversas de líderes mundiais no encontro, e lamentou a situação da corrida pela indicação republicana:

"Até os país que estão acostumados com uma política carnavalesca em seus próprios assuntos querem sobriedade e claridade quando o assunto são as eleições americanas, porque entendem que o presidente dos Estados Unidos precisa saber o que ocorre no mundo".

Obama criticou as declarações de Trump parte por parte, dizendo que a aliança com o Japão e a Coreia do Sul é uma das bases da política americana no Pacífico, trazendo paz e prosperidade à região. Disse também que um dos obejtivos da política é exatamente evitar a proliferação nuclear:

"Nos não brincamos com isso. É um investimento baseado nos sacrifícios feitos por nossos soldados e soldadas na Segunda Guerra quando lutaram no Pacífico. Não queremos na Casa Branca alguém que não reconheça como isso é importante", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui