sexta-feira, 1 de abril de 2016

Relator do impeachment diz que pode antecipar voto.


O relator da Comissão do Impeachment Jovair Arantes (PTB-GO)
O relator da Comissão do Impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO) afirmou nesta sexta-feira que poderá apresentar seu relatório antes do prazo final estipulado no rito, as cinco sessões que devem terminar no dia 11 de abril. Jovair disse que se debruçará sobre a defesa da presidente Dilma Rousseff e que, se possível, entregará o relatório até a próxima quinta-feira, para que o processo seja julgado na Comissão do Impeachment no dia 11 ou 12 de abril.

Jovair justificou a possível antecipação da apresentação de seu texto como forma de garantir os dois dias de vista ao processo e a votação no dia 11 de abril.

— Eu vou queimar etapas exatamente como o STF determinou, dentro do rito estabelecido pelo STF, dentro da Constituição Federal e usando o regimento. O relatório pode ser apresentado na primeira sessão ou até a quinta. Levando em conta que tem pedido de vista (de duas sessões), se possível quero antecipar, dentro da possibilidade, porque não conheço o tamanho da defesa. Ao vir, vamos estudar, fazer o contraditório dentro da denúncia e da defesa — disse Jovair.

A oposição pressiona para que o impeachment seja votado a partir do dia 14 ou 15 de abril. Segundo Jovair, se a defesa for entregue na próxima segunda-feira, ele já irá passar a noite analisando os argumentos. Ele afirmou que já analisou o pedido de impeachment com os consultores da Casa, e também irá considerar as duas oitivas realizadas durante esta semana.

— No primeiro, segundo dia vamos certamente vamos dar uma avançada grande. Em apresentando na segunda (a defesa de Dilma), vamos passar a noite de segunda-feira trabalhando no sentido de ultimar o relatório. Acredito que na quarta ou quinta-feira vamos apresentá-lo, tendo as duas sessões de pedido de vista e a votação no plenário da comissão — acrescentou o relator:

— Nosso prazo vence na segunda, dia 11. Nessa segunda é o prazo para a presidente apresentar sua defesa. Aí teremos cinco sessões, que vencem no dia 11. Até dia 11, 12 de abril, no máximo, quero estar com ele votado na comissão. Quero fazer o melhor relatório possível. Sendo possível, quero antecipar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui