sexta-feira, 6 de maio de 2016

Aliados de Cunha dizem que ele está ‘transtornado’, sem saber o que fazer

Deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado do mandato de e da presidência da Câmara em decisão do STF
Líderes tentam convencê-lo a renunciar para salvar mandato de deputado. O deputado afastado da presidência da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está “transtornado e não sabe o que fazer daqui para a frente”. O relato dos deputados que acompanharam com ele o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem no início da noite é de que o ex-líder do baixo clero e do centrão está “quebrado” e muito preocupado com a família. Cunha poderá ficar na residência oficial por até 30 dias, mas pensa em ficar na casa do Rio de Janeiro, com a família. Já os líderes do chamado “blocão”, que tentam viabilizar novas eleições na presidência da Câmara, tentam convencê-lo a renunciar, para salvar o mandato e o foro do Supremo. Outra alternativa, para garantir a vacância na presidência da Câmara é convencer o presidente interino Waldir Maranhão (PP-MA), considerado um “Severino Cavalcanti piorado”, por incapacidade de tocar as sessões e por virar vidraça por seu envolvimento na Operação Lava-jato. Desde o afastamento de Cunha nesta quinta-feira, Maranhão não apareceu para presidir as sessões de ontem à tarde, nem a sessão desta sexta-feira de manhã, inviabilizada por falta de quórum.

— O Eduardo está muito preocupado, transtornado. Dizia: ‘não sei o que vou fazer agora. Não sei se fico aqui ou vou para o Rio. Não dá para ficar para lá e para cá. Preciso cuidar da minha família’ — contou um dos deputados que acompanhou a votação do STF na residência oficial da Câmara.

Estiveram com Cunha, ao longo do dia, os deputados Júlio Lopes (PP-RJ), Artur Lira (PP-PB), André Moura (PSC-SE) , Paulinho da Força (SD-SP) e Jovair Arantes (PTB-GO), relator do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.

— O melhor caminho é convencer um dos dois a renunciar. Estamos conversando com Eduardo para ver se ele renuncia a presidência da Câmara para salvar seu mandato. Com isso, ele nos libera para nos livrarmos desse ‘Severino piorado’. Ontem a gente até achava que o Maranhão dava conta, mas, pela sua reação, vimos que é completamente impossível, é pior que o Severino — disse um dos líderes que esteve com Cunha.

Jovair e Rogério Rosso (PSD-DF) são os nomes trabalhados para ocupar um mandato tampão na presidência da Câmara, se os líderes do Centrão convencerem Cunha ou Waldir Maranhão a renunciar.

Os líderes da oposição, que se reuniram no final do dia com os líderes do “blocão” , já divulgaram nota defendendo a vacância do cargo e realização de novas eleições. Também cogitam lançar o líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA), em caso de nova eleição. Mas ainda não sabem que caminho jurídico pode ser seguido.

— Vamos nos reunir na segunda-feira. Um caminho, se não houver renúncia de Cunha ou do Maranhão, é encaminhar uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a situação da Câmara, acéfala, com o afastamento por tempo indeterminado do titular — afirmou o deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui