quinta-feira, 5 de maio de 2016

'Antes tarde do que nunca', diz Dilma sobre afastamento de Cunha


Presidente participou de inauguração da usina de Belo Monte no Pará. Eduardo Cunha foi afastado após pedido do STF nesta quinta-feira (5). A presidente Dilma Rousseff afirmou que o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do seu mandato como deputado federal e, consequentemente, da presidência da Câmara dos Deputados ocorreu "antes tarde do que nunca". A presidente participou da cerimônia de início da operação comercial da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, nesta quinta-feira (5). Soube que o Supremo Tribunal Federal tinha afastado o senhor Eduardo Cunha alegando que ele estava usando seu cargo para fazer pressões, chantagem etc. A única coisa que eu lamento, mas eu falo antes tarde do que nunca, é que infelizmente ele conseguiu (...) presidindo na cara de pau o lamentável processo [de impeachment] na Câmara", disse a presidente.

O afastamento de Cunha foi determinado nesta quinta pelo ministro do STF Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato. O ministro Teori concedeu a liminar em ação pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em dezembro, que argumentou que Cunha estava atrapalhando as investigações da Lava Jato, na qual o deputado é réu em uma ação e investigado em vários procedimentos. A decisão de Teori é liminar (provisória) e deve seranalisada nesta tarde pelo plenário da Corte. Segundo a presidente, o processo de impeachment começou como uma forma de chantagem de Cunha. "A base desse impeachment, o incío dele, foi uma chantagem do senhor Eduardo Cunha, que pediu para o governo votos para impedir seu proprio julgamento na Comissão de Ética na Câmara. Nós não demos os votos e aí ele entrou com o pedido de impeachment. É um claro desvio de poder, pois ele usa seu cargo para se vingar de nós porque nós não nos curvamos à chantagem dele", disse Dilma.

A presidente voltou a repetir que considera o processo de impeachment um golpe, pois não cometeu crime de responsabilidade. "O processo do meu afastamento de impeachment é um processo que é um processo golpista. (...) O impeachment está previsto na constituição. Só que a constituição tem outro artigo logo em seguida que diz o seguinte: pra ter impeachment, tem que ter crime de responbilidade. Quando o impeachment não é golpe? Quando não tem crime de responsabilidade", afirmou.

"Se não há crime, se é golpe, o que é que eles querem mesmo? Eles não têm votos para chegar para a população brasileira e pedir para a população brasileira engolir as políticas que eles querem. Então estão fazendo uma eleição indireta na qual o povo não participa. (...) Estão fazendo uma eleição indireta travestida de impeachment", disse a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui