quinta-feira, 19 de maio de 2016

Greve chega ao quarto dia com mais escolas ocupadas por alunos no RS

Alunos batem palmas para buraco que completa três anos  (Foto: Reprodução/RBS TV)Alunos batem palmas para buraco que completa três anos
Sindicato dos professores aponta que 50% das escolas estão em greve. De acordo com Cpers, mais de 70 instituições são ocupadas por estudantes. No quarto dia de paralisação dos professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, mais de 70 escolas são ocupadas por estudantes no estado. Levantamento realizado pelo sindicato que representa a categoria, o Cpers, aponta 78 instituições ocupadas até a noite de quarta-feira (18).

O sindicato prevê que o número de escolas ocupadas ultrapasse uma centena nesta quinta-feira (19). Ainda segundo o Cpers, mais de 50% dos corpos docentes das 2,7 mil instituições de ensino gaúchas aderiram total ou parcialmente à greve dos professores. Na quarta, escolas de municípios que ainda não tinham se juntado à paralisação, acabaram aderindo ao movimento. Em Caxias do Sul, na Serra, alunos da escola Professor Apolinário Alves do Santos decidiram ocupar o prédio. Com a mobilização dos estudantes, os professores decidiram que vão aderir à greve. É a primeira ocupação na cidade.

Em Porto Alegre, um levantamento da 1ª Coordenadoria Regional de Educação indicou que, de 172 escolas consultadas, 58 estavam em greve parcial e seis em greve total. Até a tarde de quarta-feira, 12 colégios eram ocupados por alunos da capital.

Em Pelotas, na Região Sul do estado, professores e alunos realizaram uma manifestação em frente à escola Areal. O protesto interrompeu o trânsito. Pelo menos três dos 54 colégios estaduais estão ocupados no município.

Alunos cantam parabéns para buraco em escola de Erechim
Na única escola que aderiu à paralisação de professores em Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, estudantes que apoiam a mobilização da categoria se reuniram nesta quarta-feira (18) em frente à instituição. Dentro das ações, eles cantaram "parabéns a você" para um buracona calçada que, segundo eles, já existe há três anos.

O Colégio José Bonifácio fica no Centro da cidade. Os estudantes pedem melhorias e uma solução para o buraco na frente da instituição. Cerca de 1,2 mil alunos estão matriculados na escola. Além do parabéns, eles também cantaram: "Alunos na rua, governo a culpa é sua!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui