quarta-feira, 4 de maio de 2016

Janot pede ao STF para investigar Aécio, Paes e Carlos Sampaio

montagem feed Aécio Neves, Eduardo Paes, Carlos Sampaio (Foto: Agência Brasil)
montagem feed Aécio Neves, Eduardo Paes, Carlos Sampaio
PGR quer apurar suposta tentativa de influenciar CPI dos Correios, de 2005.
Caberá ao ministro Teori Zavascki, do Supremo, autorizar a investigação. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para abrir um segundo inquérito para investigar o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG). Também são alvos do mesmo pedido o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).

Os três políticos são suspeitos de terem tentado ocultar da CPI dos Correios, em 2005, informações sobre o suposto esquema de compra de votos em troca de apoio parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais durante a gestão do ex-governador Eduardo Azeredo (1995-1999), o chamado mensalão do PSDB. A CPI dos Correios investigou outro esquema de compra de votos, o mensalão do PT, que ocorreu durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

À época em que a CPI dos Correios investigou o mensalão do PT, Aécio era governador de Minas Gerais. Já Paes e Sampaio eram integrantes da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados. O atual prefeito do Rio, inclusive, chegou a ocupar o cargo de subrelator da CPI dos Correios.

O pedido de Janot é baseado no termo de colaboração 18 da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), no qual ele indica supostas irregularidades para maquiar dados do extinto Banco Rural em relação ao mensalão mineiro na CPI dos Correios. Delcídio do Amaral era presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Na última segunda-feira (2), o procurador-geral da República já havia pedido autorização ao Supremo, também com base em depoimentos de Delcídio, para investigar Aécio por conta de outra denúncia envolvimento suposto envolvimento dele em irregularidades em Furnas. Carlos Sampaio e Eduardo Paes, entretanto, ainda não eram alvos de inquéritos da Lava Jato.

Para que os três sejam formalmente investigados pela Procuradoria Geral da República, a abertura de inquérito precisa ser autorizada pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no STF. O que dizem os suspeitos

Por meio nota divulgada por sua assessoria, Aécio voltou a dizer que o senador do PSDB considera "absolutamente natural e necessário" que as investigações sejam feitas, pois, segundo ele, a apuração irá demonstrar "a correção da sua conduta" (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Também por meio de nota, o prefeito do Rio afirmou que "está à disposição da Justiça" para prestar esclarecimentos sobre o episódio relatado por Delcidio. Segundo Paes, "em nenhum momento", Aécio solicitou "qualquer tipo de benefício" nas investigações da CPI dos Correios.

Carlos Sampaio destacou, por meio de nota, que o pedido de investigação de Janot "é um procedimento corriqueiro da PGR".

"Quanto à menção específica do meu nome, esclareço que não fui acusado, pelo senador, de qualquer ilegalidade, já que o mesmo, ao final de seu depoimento, limitou-se a dizer que eu poderia ser apontado como um dos deputados que teria ciência de que o Banco Rural sonegou dados à CPI de forma propositada", comentou o deputado do PSDB no comunicado divulgado à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui