sexta-feira, 3 de junho de 2016

Concurso do Instituto Rio Branco terá 30 vagas de diplomata

Instituto Rio Branco, que forma diplomatas (Foto: Divulgação)Instituto Rio Branco, que forma diplomatas
Seleção terá 3 fases; 1ª prova será 51 dias após abertura do concurso.
Ainda não há informações sobre a publicação do edital.O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, vai oferecer 30 vagas de diplomata para o concurso que será realizado neste ano. A portaria nº 318, com as regras da seleção, foi divulgada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (3).

O concurso de admissão à carreira de diplomata de 2016 consistirá, na primeira fase, de prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de língua portuguesa, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.

O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso será reduzido para 51 dias.

A segunda fase consistirá de prova discursiva eliminatória e classificatória de língua portuguesa. Será estabelecida nota mínima para aprovação na prova de português.

A terceira fase consistirá de provas discursivas de história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, prova objetiva de língua espanhola e língua francesa.


Ainda não há informações sobre o prazo para a publicação do edital.As seis provas da terceira fase terão peso equivalente. Será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas da terceira fase. As provas da terceira fase serão eliminatórias e classificatórias.

Último concurso
O concurso do órgão do ano passadoregistrou 6.003 candidatos inscritos para 30 vagas de diplomata. A concorrência média chega a 200,1 candidatos por vaga. O salário foi de R$ 15.005,26. Os candidatos deveriam ter nível superior em qualquer área.

Foram 5.271 inscritos para as 22 vagas de ampla concorrência, com o índice de 239,59 candidatos por vaga. Para as 2 vagas reservadas para pessoas com deficiência são 61 inscritos, com uma concorrência de 30,5 candidatos por vaga. Para as 6 vagas reservadas para candidatos afrodescendentes são 671 inscritos, registrnado uma concorrência de 111,83 candidatos por vaga.

O resultado final foi divulgado em dezembro do ano passado. O concurso foi marcado pela intervenção do Ministério Público Federal que atuou para impedir que candidatos suspeitos de fraudar o sistema de autodeclaração racial do concurso pudessem tomar posse. O Itamaraty publicou um novo edital para que os candidatos que se autodeclararam negros confirmassem a opção mediante assinatura de declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui