quarta-feira, 8 de junho de 2016

Desespero de família durante queda de telhado em Jundiaí

Temporal causou estragos em Jundiaí e deixou cidade em estado de atenção (Foto: Artur Henrique/Arquivo Pessoal)Força do vento destelhou casas em vários bairros de Jundiai

Mulher filmava chuva quando vento começou a arrancar o telhado.
Casal juntou filhos para se esconder debaixo de uma cama.

Uma família de Jundiaí (SP) passou por um momento desesperador durante a tempestade que atingiu a cidade na noite de domingo (5). Segundo o autônomo Gidalto Aparecido da Silva, de 31 anos, o vento foi tão forte que arrancou uma janela de ferro e parte do telhado da casa dele. Em um vídeo feito pela esposa de Silva, é possível ver a família correndo e se escondendo embaixo da cama, Durante a tempestade, a mulher do autônomo, a dona de casa Bruna Renata Ferreira de Souza, 23 anos, filmava com o celular a chuva no bairro Mato Dentro quando parte da janela começou a ser arrancada e o teto, desmoronou. O casal juntou os dois filhos, uma menina de 7 anos e um bebê de quatro meses, e se protegeu debaixo de uma cama.

"Eu havia acabado de sair do banho quando veio uma ventania e acabou a energia elétrica. Quando percebemos que a janela havia sido arrancada, corremos para debaixo da cama. Depois, quando o telhado foi arrancado, formou uma espécie de tornado dentro de casa e quebrou tudo", afirma. Apesar do susto, ninguém teve ferimentos graves. Segundo Silva, a mulher dele teve escoriações na testa por causa de um pedaço de vidro da janela que a acertou no momento em que ela tentava se proteger com o bebê. Agora, Bruna e as crianças estão hospedadas na casa de um amigo da família enquanto Silva tenta, junto a outros vizinhos, reorganizar a casa.

"Juntamos o dinheiro e estamos tentando consertar os estragos. Até agora não tivemos ajuda da prefeitura. Tudo o que quero é trazer minha mulher e filhos de volta para tocarmos a vida", destaca. 

Estragos na cidade
Jundiaí está em estado de atenção após registrar diversos estragos por conta do temporal que castiga a cidade desde a noite de domingo (5). Fotos aéreas mostram a extensão dos estragos em vários pontos. De acordo com a Defesa Civil, cinco famílias estão desabrigadas e um Gabinete de Gestão de Riscos foi montado com diversos setores da prefeitura para tentar atenuar os efeitos da forte chuva. Não houve mortos e feridos. Desde a noite de domingo, o bairro Jardim Tulipas está sem energia elétrica. 

A prefeitura ainda não calculou o número de árvores e postes arrancados pela ação do vento, mas imagens mostram que várias árvores e muros caíram na cidade e interditaram ruas. A força do vento também arrancou coberturas de casas e comércios.

Nas últimas 12 horas choveu no município 105mm, percentual considerado atípico para esta época do ano, já dentro do período de estiagem. O acumulado de chuva dos últimos três dias é de 178mm, que extrapola o esperado para o mês. Jundiaí foi incluída no grupo de cidades em estado de atenção pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Estado de São Paulo. De acordo com a prefeitura, equipes trabalham desde segunda-feira na liberação de estradas e remoção de árvores e postes que caíram durante o temporal. Os bairros mais atingidos foram Mato Dentro, Rio Acima, Jundiaí Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre.

Os bairros Jardim Celeste, Mato Dentro, Caxambu e Rio Acima estão sem energia elétrica, deixando pelo menos oito mil consumidores no escuro. A CPFL ainda não se posicionou sobre o problema.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), o mau tempo é por conta de um canal de umidade sobre o estado de São Paulo. O tempo deve permanecer nublado e chuvoso no começo da semana, com quedas nas temperaturas. O sol só deve voltar a aparecer na quinta-feira (9), quando está prevista uma madrugada fria e temperaturas mais elevadas ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui