quinta-feira, 16 de junho de 2016

Equipes acham caixa-preta de avião da EgyptAir que caiu no Mediterrâneo

Imagem mostra aeronave Airbus A-330 da EgyptAir (Foto: Christophe Ena/AP)
Avião caiu no Mediterrâneo no dia 19 de maio com 66 a bordo.
Airbus A320 fazia a rota Paris-Cairo quando desapareceu dos radares. As equipes que participam das buscas do avião da EgyptAir encontraram uma das caixas-pretas do Airbus A320, informaram nesta quinta-feira (16) as autoridades egípcias. O avião da EgyptAir caiu no Mar Mediterrâneo no dia 19 de maio com 66 pessoas a bordo. Na quarta-feira (15), destroços da cabine do avião foram localizados em "vários lugares", segundo a comissão de investigação egípcia. Os objetos foram achados pelo navio da empresa francesa Deep Ocean Search (DOS), que participa das operações de buscas. O Airbus A320 fazia a rota Paris-Cairo, quando caiu com 66 ocupantes a bordo, depois de desaparecer repentinamente dos radares por causas ainda desconhecidas.

Na aeronave estavam 40 egípcios, incluindo a tripulação, 15 franceses, dois iraquianos, dois canadenses, assim como cidadãos de Argélia, Bélgica, Reino Unido, Chade, Portugal, Arábia Saudita e Sudão.

Buscas
O barco "John Lethbridge" chegou em 9 de junho ao Egito para se unir aos trabalhos de buscas na área onde caiu a aeronave, entre a ilha grega de Creta e o Egito.

Esse navio conta com um sistema de radar de sonar lateral, que pode fazer imagens do fundo do oceano. Também tem um robô submarino que pode descer a até 6 mil metros de profundidade para "fazer observações visuais".

Na última segunda-feira, a comissão de investigação advertiu que as duas caixas-pretas parariam de emitir sinais em 24 de junho. O navio da Marinha francesa "Laplace" havia conseguido detectar em 1º de junho o sinal de uma das caixas.

De acordo com os investigadores egípcios, confirmando o que já havia sido dito pelas autoridades gregas, a aeronave fez um giro de 90º à esquerda e, depois, de 360º à direita, antes de cair no Mar Mediterrâneo.

Inicialmente levantada pelo Egito, a hipótese de atentado cedeu terreno à do incidente técnico. O aparelho emitiu dois alertas automáticos dois minutos antes da queda, sinalizando fumaça dentro da cabine dos pilotos e uma falha no computador que gerencia os comandos.

Vários investigadores franceses da BEA e especialistas da Airbus participam das buscas na costa egípcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui