quinta-feira, 23 de junho de 2016

SP, PI, litoral do Nordeste, Curitiba e Porto Alegre têm os menores preços da gasolina do País, diz IBGE

Pesquisa constata que combustível sofre aumento progressivo do leste para o oeste do Brasil.

Você acha caro o preço do combustível na sua cidade? Sempre faz as contas para ver se compensa encher o tanque com álcool ou gasolina? Os valores mais baixos da gasolina do País são praticados na maior parte do Estado de São Paulo, em núcleos próximos a Porto Alegre, no eixo Curitiba-Vale do Itajaí, no litoral nordestino e no Piauí.

A constatação está na pesquisa Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (23). O estudo se referem ao mês de dezembro de 2014, após pesquisa realizada em 41.715 postos, localizados em 555 municípios.

O levantamento indica que “os preços da gasolina possuem um comportamento onde há, grosso modo, um aumento progressivo de leste para oeste, atingindo os maiores valores no interior do Pará e no oeste de Amazonas e Acre”.

Leia mais notícias de Economia

O instituto constatou ainda que existe uma “uma influência clássica do fator distância” porque “quanto mais distante dos polos produtores de combustível situados no litoral, maior tende a ser o preço”.


Etanol

O preço do etanol no Brasil segue a mesma lógica da gasolina, uma vez que as grandes distâncias dos polos produtores encarecem o produto no interior do País.

A pesquisa indica que “a acessibilidade mais reduzida na Região Norte determina as maiores médias lá praticadas. Por outro lado, nota-se também um núcleo de média elevada no Estado de Sergipe, paradoxalmente próximo a grandes áreas produtoras de cana-de-açúcar”.

São Paulo possui os menores preços do etanol do País. Segundo o IBGE, “no Estado de São Paulo, área notoriamente produtora de cana-de-açúcar, ocorrem as menores médias de preços, indicando que há outras lógicas de determinação, além da mera localização dos mercados fornecedores da matéria-prima, embora este fator clássico também possua seu peso”.

A metodologia para a pesquisa de preços do etanol se baseou em dados de dezembro de 2014, com preços praticados em 38.595 postos de 538 cidades do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui