Na foto são visíveis formações atmosféricas no planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha, assim como três dos quatro maiores satélites do planeta.
onda espacial Juno transmitiu a sua primeira foto desde que entrou na órbita de Júpter, informou a Nasa. Ela foi lançada ao espaço em agosto de 2011 e, em 5 de julho passado, entrou na órbita do planeta gigante de gás.
A foto foi tirada no dia 10 de julho, quando a sonda estava a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter. Na imagem, são visíveis formações atmosféricas no planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha, além de três dos quatro maiores satélites do planeta.“A primeira imagem enviada pela sonda Juno a partir da órbita de Júpiter”, diz a publicação da Nasa em uma rede social. A sonda permanecerá lá até 20 de fevereiro de 2018.
A nave espacial movida por energia solar que viajou mais longe no espaço - cerca de 2,8 bilhões de quilômetros até agora -, a sonda Juno dará 37 voltas em Júpiter, obtendo dados sobre sua atmosfera e campo magnético, até fevereiro de 2018, quando receberá o comando para mergulhar no planeta e ser destruída. Cada volta da sonda em torno de Júpiter leva 53 dias.
A sonda tem como objetivo explorar a atmosfera de Júpiter e tentar descobrir alguns dos seus mistérios, além de buscar sinais de hidrogênio e oxigênio que, juntos, têm capacidade de formar água.
A Nasa já havia divulgado também uma imagem ilustrativa da sonda: IMAGEM ILUSTRATIVA DE JUNO PERTO DE JÚPITER (FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui