terça-feira, 7 de março de 2017

SURPREENDENTE: Por que alguns teóricos da conspiração acreditam que a Terra é plana?

Nos últimos anos a ideia de uma “Terra plana” intrigou diversos youtubers e teóricos da conspiração. Até algumas celebridades apoiaram a ideia de que nosso planeta não é esférico.
No mês passado uma estrela do basquete norte-americano admitiu acreditar que a Terra é plana – e outros jogadores afirmaram concordar com a alegação.
A estrela da NBA, Kyrie Irving, disse em um podcast: “Isso não é teoria da conspiração. A Terra é plana. Eu estou dizendo, está bem na nossa cara. Eles mentem para nós”.

Antes, o rapper B.o.B (Bobby Ray Simmons Jr) fez uma publicação em seu Twitter, apoiando a ideia, diante de seus mais de dois milhões de seguidores.
O Yahoo News conversou com Roger, um britânico morador de Londres, de 46 anos, que acredita que a Terra é plana, para entender por que a teoria está atraindo cada vez mais pessoas.

O que o atraiu na ideia de que a Terra é plana?

Eu vi algo sobre a Terra ser plana um dia, e aquilo fez sentido para mim. Eu me lembro de tirar uma foto num avião, e olhei de novo para a imagem. Não havia uma curvatura. Se você assumir que está olhando para algo, vai conseguir vê-lo – esta é a razão pela qual as pessoas pensam que a Terra é redonda.

Quem falou com você sobre isso?

As pessoas estão acreditando cada vez mais na Terra plana. Eu fiquei sabendo sobre isso quando um DJ, amigo meu, compartilhou algo sobre o tema online. Eu o conheço, e ele é um cara muito inteligente. Acabei me movendo nesta direção.

A ideia está se tornando mais popular?

No começo não havia praticamente nada sobre o assunto – era algo mínimo. Agora há milhares de sites e vídeos no YouTube. Eu acho que o YouTube deletou 60 mil vídeos. Para mim, isso é uma grande prova.

Por que alguém mentiria a respeito da Terra ser um globo?

A razão pela qual as pessoas estão tentando esconder a verdade é que elas querem que nós acreditemos que viemos de algumas partículas de poeira, que tudo é aleatório, e que estamos girando pelo universo, milagrosamente nos desenvolvendo e crescendo. Isso faz você se sentir insignificante, e elimina o seu desejo de ser uma pessoa melhor. Se todos entendessem que a Terra é plana, que as estrelas giram ao nosso redor, que o sol gira ao nosso redor, começariam a acreditar que tudo foi construído desta forma. As pessoas iriam na direção de Deus. O mundo seria um lugar melhor, não é verdade?

Quem está por trás da conspiração?

Não há globo, não há rotação, não há órbita, e não houve nenhum Big Bang. A ideia do mundo redondo existe para que a sociedade capitalista possa manter seu domínio. Você vê comércios pequenos sendo engolidos pelos grandes. Você paga por coisas que não deveriam custar dinheiro.

Todos os que acreditam na Terra plana são religiosos?

Se você acreditasse que há alguém o observando no topo do aquário em que você vive, você seria uma pessoa melhor, não seria? É assim que eu me sinto. Mas muitos dos que acreditam que a Terra é plana, abordam o tema sob um ponto de vista científico. Um cara que eu assisto no YouTube é um cientista, e ele está bravo. Toda vez que ele tenta provar que o mundo é redondo, acaba provando que é plano.

As missões espaciais não provam que a Terra é redonda?

O programa espacial é 100% falso – assim como o pouso na Lua é falso. É tudo papel alumínio e cortinas. Todas as imagens da NASA são geradas por computador, todas elas. O Presidente Obama disse, três anos atrás, que em 10 a 20 anos nós sairíamos da órbita terrestre baixa. Bom, como chegamos lá em 1969? É muita burrice. É como eu dizer ‘Eu fui a Liverpool’, e depois, em dez anos, dizer ‘Eu quero ir a Liverpool’. Mas as pessoas não fazem essa associação.
E os satélites?

A NASA é uma mentira. Se há satélites, por que você nunca encontra sinal quando está no topo de uma montanha? A internet vem de cabos sob os oceanos.

O que prova que a Terra é plana?

Se você diz às pessoas que a Terra é plana, elas acham que você é um idiota. Mas quando você tem quatro anos de idade e eles dizem que a Terra é redonda, você acha que eles são idiotas. Você pergunta: ‘Mas o que acontece com as pessoas na Austrália? Por que elas não caem?’ A realidade é que a gravidade não existe – em vez disso, há uma força puxando-o para baixo. Se o mundo realmente estivesse girando, por que não sentimos uma brisa?

O que seus amigos pensam sobre as suas crenças?

Quando eu digo aos meus amigos, eles acham que eu estou louco – mas eles pensaram que eu estava louco quando falei sobre a Nova Ordem Mundial 20 anos atrás. Ser parte da sociedade é complicado. Parece uma escravidão.

2 comentários:

Comente aqui