sexta-feira, 1 de março de 2019

RESOLUÇÃO: EUA e Rússia sobre Venezuela são rejeitadas no Conselho de Segurança da ONU

Conselho de Segurança da ONU vota resolução sobre a Venezuela nesta quinta (28), em Nova York  — Foto: AP/Seth Wenig
Fracassaram nesta quinta-feira (28) as tentativas de EUA e Rússia de aprovar no Conselho de Segurança da ONU dois projetos de resolução sobre a Venezuela.
O projeto dos Estados Unidos, que propunha iniciar um processo político que levaria o país latino-americano a eleições presidenciais, conseguiu o mínimo necessário de nove votos, forçando Moscou e Pequim a usarem seu poder de veto. A África do Sul também votou contra o texto, enquanto Indonésia, Guiné Equatorial e Costa do Marfim se abstiveram.

Já a resolução apresentada pela Rússia, que defendia a não interferência nos assuntos internos da Venezuela, foi rejeitada por sete dos membros do conselho, e só conseguiu o apoio de China, África do Sul e Guiné Equatorial.

'Eleições livres'

O projeto americano dizia que o governo Maduro provocou um "colapso econômico", que é necessário impedir uma deterioração maior da situação humanitária e pedia a "entrada sem entraves de ajuda" humanitária.

Solicitava ainda a celebração de "eleições livres, justas e confiáveis" na presença de observadores internacionais e descrevia a última eleição de Maduro, em maio passado, como "nem livre, nem justa".

Também instava a apoiar "a restauração pacífica da democracia e do Estado de direito" na Venezuela e solicitava que o secretário-geral da ONU, António Guterres, negociasse um acordo para celebrar novas eleições neste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui