segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ECONOMIA: ALEMANHA

PIB Alemão
Na sexta-feira, 12 fevereiro se publicara o relatório sobre o valor do produto interno bruto (PIB) da Alemanha referente ao ano de 2015. A economia Alemã é a quarta economia mais poderosa do mundo depois de os EUA, China e Japão e possui o quinto PIB. O PIB alemão representa 4% do PIB total mundial e 30% do PIB total da União Europeia, ou seja, que vinte e cinco por cento das moedas do mundo foram obtidas ou usadas na economia alemã. A Alemanha é o único país da União Europeia que conta com o superávit comercial exterior e o progresso econômico alemão é o que realmente determina a política monetária da União Europeia. Por isso, a importância da publicação do PIB real da Alemanha do ano passado não pode ser subestimada, a publicação será uma das notícias mais importante que o Banco Central Europeu terá em conta para definir a política monetária para 2016.

A estrutura da economia alemã por setor é tal que o PIB gerado na agricultura é de 1,1%, na indústria é de 34,5% e no setor de Serviços é de 64,4%, isso significa que, em comparação com outros países, a economia Alemã é caracterizada por "a industrialização". As mais importantes indústrias alemãs são as fábrica de automóveis, engenharia mecânica, engenharia de transporte (veículos ferroviários e aeronaves), engenharia elétrica, óptica, produtos químicos, produtos farmacêuticos, perfumes e cosméticos. A siderurgia por sua vez na economia alemã depende muito dos preços das fontes de energia (principalmente nos preços dos combustíveis fósseis).

Tudo isso dá grandes vantagens para os grandes Operadores de Forex para especulação a curto prazo nos mercados financeiros, já que essa publicação não pode evitar de ser um dos principais motores dos movimentos de preços. As ferramentas de um operador neste caso são o par euro-dólar e o índice de ações alemão DAX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui