quarta-feira, 2 de março de 2016

País começa a importar testes de zika.

Considerados essenciais para avaliar a dimensão do surto de zika, os teste sorológicos para diagnóstico do vírusque começam a ser importados nesta semana por empresas no Brasil - ainda causam preocupação entre cientistas quanto à confiabilidade.
Quatro testes sorológicos já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De resultado rápido, eles detectam anticorpos produzidos pelo corpo após a infecção e, ao contrário dos testes moleculares, conhecidos como PCR, são capazes de diagnosticar a zika em pessoas que já não têm mais o vírus no organismo. Outra prerrogativa é o preço. Enquanto os moleculares custam cerca de R$ 1.600, os sorológicos saem por R$ 200.De acordo com José Eduardo Levi, professor da USP e chefe do Departamento de Biologia Molecular do Hemocentro de São Paulo, o maior acesso aos testes sorológicos é fundamental do ponto de vista epidemiológico. Nunca poderemos dimensionar essa epidemia olhando só para testes moleculares. Segundo ele, o teste sorológico é capaz de detectar infecções recentes mesmo em pessoas sem sintomas - 80% dos casos. Sem isso, os números atuais de zika são estimativa ou ‘chute’. O problema dos testes importados, no entanto, é que, por não terem sido desenvolvidos a partir de vírus isolados no Brasil, poderão ter falsos positivos, por causa de reações cruzadas com outros vírus. Quando o resultado é negativo, o diagnóstico desses testes é confiável. Porém, quando é positivo, é possível que esteja acusando zika em alguém que teve dengue, ou se vacinou contra febre amarela. Minha preocupação é que os testes comerciais, tornando-se acessíveis, multipliquem os resultados falsos positivos, afirmou Levi.

O patologista Helio Mangarinos Torres Filho, diretor do laboratório Richet, que oferece testes para zika desde maio, não tem o mesmo receio. Quando chegarem os testes, os laboratórios importadores vão fazer a validação, um controle de qualidade para estabelecer as limitações, disse.

Segundo ele, os testes sorológicos pedidos atualmente são encaminhados para um ambulatório em Barcelona, na Espanha. Com a importação, o preço vai cair bastante e o teste ficará mais rápido. tem um que funciona como um teste de gravidez e o resultado sai em 20 minutos.

Laboratórios anunciam 1º exame triplo contra vírus

Representantes do laboratório da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma) e do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) anunciaram nesta terça-feira, 1º, uma parceria para o desenvolvimento do kit para diagnóstico rápido dos vírus da zika, da dengue e da chikungunya. Este será o primeiro do Brasil a detectar a presença dos vírus no organismo humano, ativo ou não, e determinar se a pessoa está imune às três doenças.

Além de detectar os vírus no organismo, a tecnologia vai determinar se a pessoa está imune às doenças. Para mulheres em idade fértil e grávidas será um avanço significativo ter esse conhecimento, diz o médico e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Fernando Kreutz, diretor do Grupo FK-Biotec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui