terça-feira, 12 de abril de 2016

Existem 'dois chefes do golpe, da farsa e da traição', acusa Dilma em ataque a Temer e Cunha


Presidente Dilma Rousseff no "Encontro da Educação pela Democracia", realizado no maior salão do Palácio do Planalto.
Encontro com educadores é o sétimo evento pró-governo no local em três semanas. A presidente Dilma Rousseff atacou duramente em seu discurso o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o vice-presidente Michel Temer ao citar que há "dois chefes da conspiração que agem em conjunto de forma premeditada".

- Vivemos estranhos tempos de golpe, farsa e traição. Existem, sim, dois chefes que agem em conjunto de forma premeditada. Como muitos brasileiros, tomei conhecimento e confesso que fiquei chocada com a desfaçatez da farsa do vazamento. Vazando pra eles mesmos. Estranho vazamento - disse ao se referir ao áudio em que Temer faz um discurso pós impeachment.

- Esse chefe conspirador não tem compromisso com o povo. Diz que está pensando em manter as conquistas socias. Como se conquistas sociais se pensa ou não em manter. Cai a máscara dos conspiradores. A quem interessa usurpar do povo brasileiro o sagrado direito de escolher quem o governa? Como acreditar num pacto de salvação e unidade nacional sem sequer uma gota de legitimidade democrática? Como acreditar que haverá sustentação pra tal aventura? Sem legitimatividade ninguém pacifica, ninguém constrói unidade - atacou a presidente ao citar novamente o vice-presidente e o presidente da Câmara

- Na verdade, explicitou-se o desapreço que se tem pela democracia. É uma atitude de arrogância e desprezo Se ainda havia alguma dúvida sobre o golpe, a traição à Patria em curso, não há mais. Um deles é a mão, não tão invisível assim, que conduz com desvios de poder.O outro esfrega as mãos e ensaia a farsa de um pretenso discurso de posse. Cai a máscara dos conspiradores, o Brasil e a democracia não merecem tamanha farsa.

- Tentarão nos intimidar. Tentarão nos tirar das ruas. É possível novos vazamentos ilegais, 

é possível novas acusações sem prova.

Dilma finalizou seu discurso citando uma frase que a cantora Beth Carvalho cantou no ato contra o impeachment no Rio, na véspera:

- Como cantou ontem Beth Carvalho no ato dos artistas, afirmando que não vai ter golpe de novo. Sem dividir o coração vamos honrar nossa raiz. Democracia é o que a gente sempre quis.

PLANALTO VOLTA A SER PALCO

A presidente participou pela sétima vez em três semanas um ato contra o impeachment no Palácio do Planalto. Nesta terça-feira pela manhã, educadores, alunos e militantes partestão no "Encontro da Educação pela Democracia" no maior salão do palácio, que está lotado. É o primeiro ato após a derrota na comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados, que aprovou por 38 votos a 27, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente. A solenidade começou às 11h22 desta terça-feira sob os gritos de “Não vai ter golpe, vai ter luta!"

Desde o final de março, Dilma já recebeu juristas, artistas e mulheres em eventos temáticos "contra o golpe". Desde então, é frequente a presença de integrantes de movimentos sociais, com cerimônias marcadas por gritos de apoio a Dilma e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente também tem feito, nos últimos dias, atos no palácio com beneficiários diretos de programas sociais, como de reforma agrária, o Pronatec e o Minha Casa Minha Vida.

Quando a presidente assinou decretos pela reforma agrária, no último dia 1º, foi a primeira vez no ano em que houve três cerimônias abertas em dias consecutivos no Planalto. A agenda de viagens da presidência também é focada em agendas positivas: há um mês, Dilma só deixou Brasília para entregar novas unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, em Feira de Santana (BA) e no Rio - onde também inaugurou o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos - e para batizar um navio da Marinha em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui