sábado, 2 de abril de 2016

Número de migrantes na Alemanha cai por controle de fronteiras

Há controles nas fronteiras em países ao longo da rota migrante dos Bálcãs. 1,1 milhão de pessoas entraram na maior economia da Europa em 2015.

O número de migrantes entrando na Alemanha pela Áustria despencou em março, para abaixo de 5 mil, devido à introdução de controles nas fronteiras em países ao longo da rota migrante dos Bálcãs, disse um funcionário do Ministério do Interior no sábado.

A chanceler Angela Merkel está sob pressão para cumprir uma promessa para desacelerar a chegada de migrantes e refugiados após 1,1 milhão de pessoas entraram na maior economia da Europa no ano passado, provocando temores sobre o custo e como integrá-los.

Em fevereiro, 38.570 migrantes chegaram à Alemanha via Áustria, já bem abaixo dos 64.700 em janeiro. A Áustria é o principal ponto de entrada para os migrantes que cruzam para a Alemanha.

A Áustria impôs restrições de fronteira em fevereiro, causando um efeito dominó na Europa que deixou milhares de pessoas - muitos fugindo da guerra e da violência na Síria e outros países - encalhadas na Grécia.

Crítica dos controles fronteiriços mais restritos, Merkel está apostando em um controverso acordo da União Europeia com a Turquia, que entra em vigor na segunda-feira, projetado para diminuir o fluxo de migrantes para a Europa Ocidental.

O acordo dá à Turquia benefícios políticos e financeiros em troca de receber de volta os refugiados e migrantes que cruzam para a Grécia. Críticos temem que esse acordo possa fazer a Europa assumir uma linha mais suave com Ancara em questões de direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui