sexta-feira, 3 de junho de 2016

CAMPEONATO BRASILEIRO: Palmeiras atende a pedidos de Cuca e ganha força no Brasileirão


Verdão se recupera de derrota para o São Paulo e tem atuação convincente diante do Grêmio, adversário direto na briga pelo título nacional Ao final da partida, Cuca disse que o Palmeiras fez o melhor segundo tempo desde que o técnico assumiu o clube. De fato, o time que venceu o Grêmio, por 4 a 3, na noite desta quinta-feira no Pacaembu, correspondeu ao chamado de um comandante que afirmou no início do campeonato que seria campeão brasileiro. O duelo contra a equipe que iniciara a quinta rodada na liderança do Brasileirão exigiu quase tudo ao Verdão: impor a força como mandante para abrir o placar logo no primeiro minuto, reconhecer os pontos fortes do Grêmio para neutralizá-los, manter o controle emocional diante de um gol irregular e uma virada... Uma partida completa.

Na coletiva da última terça-feira, ao projetar o confronto, Cuca exaltou a qualidade do meio-campo tricolor. Por isso surpreendeu na escalação ao colocar Thiago Santos na vaga de Thiago Martins. Após o apito final, explicou que o volante não atuou improvisado. A ideia era povoar a frente da área: o Palmeiras atuou com apenas Vitor Hugo de zagueiro. 

Diante de um time que gosta da bola no pé, o técnico sabia que precisava ser vertical no ataque. Moisés ajudaria a congestionar o meio, por isso a saída seria com a velocidade de Dudu e Gabriel Jesus. A dupla não demorou a mostrar resultado.

Dudu carregou a bola no lado direito do ataque, trouxe para o meio e usou a perna esquerda para descolar bom passe em profundidade. Gabriel Jesus se movimentou bem, aproveitou que a zaga do Grêmio bateu cabeça e tocou na saída de Bruno Grassi para colocar o Verdão na frente antes que o relógio apontasse dois minutos de jogo. A vantagem no placar não refletia o que acontecia dentro de campo. O Tricolor gaúcho era melhor, tocava de pé em pé, enquanto a marcação alviverde parecia sempre atrasada. Cuca se preocupou com Thiago Santos, que, naturalmente, recuava para a linha de Vitor Hugo. A ideia de obstruir o campo de ataque gremista não dava certo. O Grêmio merecia empatar, mas não da forma como balançou as redes. Luan colocou a bola na área, e Geromel acertou o travessão de Fernando Prass. No rebote, Bressan, em posição irregular, emendou o chute, e a bola ainda desviou em Giuliano antes de entrar. Como o Palmeiras se comportaria após o lance?O vestiário fez bem à equipe. Cuca acalmou seus jogadores, detectou os problemas apresentados e mudou. Róger Guedes entrou no lugar de Alecsandro, deixando Gabriel Jesus como o jogador mais adiantado no ataque. 

O Verdão mudou no segundo tempo, passou a ficar mais tempo no ataque, porém pagou caro pela fragilidade na marcação. Aos 9, Edílson encontrou uma avenida pelo lado direito, deu belo drible sobre Moisés – que tentava cobrir o setor – e cruzou para Giuliano, sozinho na pequena área, escorar para o gol. 

Era mais uma ducha de água fria sobre a equipe do Palestra Italia, que soube se recuperar novamente. Róger Guedes entrou bem. Se Edílson foi importante no ataque, não mostrou a mesma eficiência na defesa. Por ali os palmeirenses acharam o caminho da vitória.

A resposta foi imediata. No lateral cobrado para a área do Grêmio, Gabriel Jesus disputou de cabeça, e Róger Guedes teve sorte. Mesmo de costas, conseguiu encobrir Bruno Grassi e marcou um golaço sem querer no Pacaembu. A partir de então, o Verdão dominou o duelo. A principal saída era o lado esquerdo. O Tricolor perdeu o fôlego, por isso Zé Roberto tirou a preocupação das rápidas descidas gremistas e se lançou ao ataque. Em um desses lances, ganhou o escanteio que originaria a virada.

Dudu, por Cuca no último domingo pela partida ruim que fez na derrota para o São Paulo, mostrou que escalado pelos lados também poderia ter seus momentos de armador clássico. O cruzamento na medida encontrou a cabeça de Vitor Hugo, o zagueiro-artilheiro. Era o prêmio para um time que fez tudo certo no segundo tempo. Era a redenção de Dudu, que poucos minutos mais tarde, daria mais uma assistência. Desta vez, o cruzamento seria na medida para Thiago Santos anotar seu primeiro gol pelo clube. Nem mesmo o gol de Edílson, já nos acréscimos, diminuiria a satisfação de Cuca. O Palmeiras que venceu o Grêmio é o time que fez o treinador acreditar, há pouco mais de um mês, que conquistaria o título brasileiro em dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui