quinta-feira, 2 de junho de 2016

Produção da indústria tem alta de 0,1% em abril, diz IBGE

Em relação a abril do ano passado, o setor recuou 7,2%.
No acumulado do ano, queda é de 10,5%. A produção da indústria brasileira cresceu 0,1% em abril na comparação com o mês anterior, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2). Em março, o crescimento havia sido de 1,4%.
Em relação a abril do ano passado, o setor recuou 7,2%, 26ª queda consecutiva nesse tipo de comparação.

No acumulado do ano, até abril, a queda foi de 10,5%. Em 12 meses, o recuo foi um pouco menor, de 9,6%, praticamente a mesma taxa de março (-9,7%), quando ocorreu a perda mais intensa desde outubro de 2009 (-10,3%).

Setores
Na passagem de março para abril, o IBGE registrou taxas positivas em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 11 dos 24 ramos pesquisados. Os principais impactos positivos foram em produtos alimentícios (4,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4%), com o primeiro apontando a segunda alta consecutiva e acumulando nesse período crescimento de 10,9%; e o último eliminado parte do recuo de 6,7% verificado em março. De acordo com o IBGE, o resultado foi influenciado, em grande parte, pela antecipação da moagem da cana-de-açúcar.

Outras contribuições positivas vieram de indústrias extrativas (1,3%), de celulose, papel e produtos de papel (2,7%), de máquinas e equipamentos (2,0%), de bebidas (2,4%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,9%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui