sábado, 2 de julho de 2016

Fortalecidas pelo tempo, Alemanha e Itália decidem vaga na terra do vinho

Neuer x Buffon (Foto: Reuters)
Bordeaux, segunda maior região produtora de vinho do mundo, recebe o jogo que vai definir semifinalista. Löw diz que quem ganhar será favorito à conquista do título. "Quanto mais velho, melhor". Essa máxima é utilizada normalmente para falar do vinho. Quanto mais tempo ele envelhece no barril de carvalho, mais saboroso e complexo fica. Mas a frase também pode ser aplicada às duas maiores seleções da Europa: Alemanha e Itália. Com currículos recheados de conquistas, elas se fortaleceram ao longo do tempo e nunca deixaram de estar no topo. Como agora, ao se encontrarem nas quartas de final da Eurocopa. São os autênticos "vinhos" do futebol europeu.

Por coincidência do destino, o palco que receberá esse grande duelo é Bordeaux, região famosa por ser a segunda maior produtora de vinho do mundo. São mais de 700 milhões de garrafas por ano, e muitas delas serão consumidas neste sábado, em frente à televisão. O jogo começa às 16h (de Brasília).

São quatro Copas do Mundo e três Eurocopas para a Alemanha, e quatro Copas e uma Euro para a Itália. Somente o Brasil, com cinco, tem mais Mundiais do que elas. Por isso, dizer que essas duas camisas são bastante "pesadas" é, no mínimo, justo. Nas duas seleções, a uva principal está no gol. Aos 38 anos, o incansável capitão Gianluigi Buffon segue fechando a meta da Itália e é o ponto de segurança de um grupo de jogadores com menos talento do que gerações anteriores. Manuel Neuer é mais novo, tem 30 anos, mas também é capitão e um dos mais experientes dessa geração da Alemanha, campeã da última Copa do Mundo. Assim como Buffon, foi se tornando cada vez mais essencial para a seleção.

"Quem ganhar é favorito para o título"

O duelo pelas quartas está sendo tratado por muita gente, inclusive da imprensa internacional, como uma espécie de final antecipada. Sim, é exagero, até porque, além de surpresas como País de Gales e Islândia, a forte anfitriã França está no páreo. Mas não seria exagero dizer que o jogo coloca frente a frente as duas melhores seleções desta Eurocopa.

- Quem ganhar este jogo pode ser campeão. Todos que estão nas semifinais têm esse objetivo. Todos têm qualidade. Talvez teremos uma semifinal contra os anfitriões, e para eles tampouco será fácil o caminho. Mas o ganhador neste domingo será o favorito para conquistar o título - opinou o técnico da Alemanha, Joachim Löw. O técnico Antonio Conte, da Itália, também destacou o valor da partida e colocou a seleção adversária no topo do futebol mundial.
- A Alemanha é o time mais completo do mundo, porque reúne físico, talento e o jogo coletivo. Espero um rival mais forte do que a Espanha. Por uma razão são campeões do mundo, e temos muito respeito por eles. Temos que jogar nossas cartas conhecendo os defeitos do adversário e também os nossos - analisou o comandante italiano.


A Alemanha não convenceu na fase de grupos, mas fez o suficiente para passar em primeiro lugar. Nas oitavas, deslanchou e atropelou a Eslováquia. Tem a melhor defesa do torneio, ainda não vazada em quatro partidas. O ataque, um pouco irregular no início, melhorou com a troca de Götze por Mario Gómez.

A Itália, por sua vez, mandou a desconfiança para escanteio e está surpreendendo. Venceu Bélgica e Suécia para garantir o primeiro lugar na fase de grupos e, nas oitavas, despachou a atual bicampeã Espanha com uma atuação segura e dominante. Na derrota por 1 a 0 para a Irlanda, na última rodada da primeira fase, o time já estava classificado e entrou em campo basicamente com reservas, o que tira bastante o peso do resultado. Fortíssima na defesa com o quarteto do Juventus - Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini -, a Azzurra também soube ser eficiente na frente, com Éder e Pellè.

O vencedor de Alemanha x Itália vai encarar na semifinal da Eurocopa quem sair do cruzamento de França e Islândia, partida que acontece no domingo. Para saber todos os detalhes do que vem pela frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui