quarta-feira, 13 de julho de 2016

Solteira, Cleo Pires diz o que espera de próximo relacionamento: "Ser a rainha"

Cleo Pires na edição de julho da Marie Claire (Foto: Gustavo Zylbersztajn)
Depois de dois relacionamentos longos, a intérprete de Tamara, de "Haja Coração", se considera bem-sucedida no quesito casamento, mas garante estar curtindo a atual fase de encontros casuais. "Estou solteira, solteirinha, há cinco meses, mas tenho casos de amor, porque gosto de sexo", disse em entrevista à Marie Claire.

a se descobriu feminista aos 33 anos. No mês passado, ficou chocada com os comentários machistas sobre a menina estuprada em um morro carioca e decidiu defender os direitos das mulheres de vestir – ou não – o que quiserem, agir como bem entenderem e frequentar quaisquer lugares sem se sentir ameaçadas. A pedido de Marie Claire, Cleo tirou a própria roupa para protestar pela liberdade feminina. Em um papo franco e apimentado, a intérprete de Tamara, de Haja Coração, diz que está solteira há cinco meses e feliz com a fase de encontros casuais porque, simplesmente, adora sexo. A seguir, os melhores trechos da conversa.

No sábado 7 de maio, Cleo Pires dedicou nove horas de sua agenda apertada de protagonista de novela para ser fotografada para a capa de Marie Claire e dar uma longa entrevista. Tudo estava lindo e pronto para a edição de julho. Mas chegou o dia 25 de maio e, com ele, uma atrocidade acometida contra uma adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro. Um vídeo com a menina, ainda desacordada, nua, sendo abusada por vários homens foi postado no Twitter por seus algozes, gerando a indignação de milhares de mulheres que foram às ruas protestar contra a cultura do estupro. O episódio tocou Cleo Pires tão profundamente que a fez se descobrir feminista. “Não conseguia parar de pensar naquilo, queria protestar de alguma maneira, mostrar minha indignação”, disse. A equipe de Marie Claire também. Por isso, decidimos procurar a a atriz novamente e pedir que ela, uma fã incondicional do sexo consensual, nos ajudasse a criar imagens fortes contra o sexo forçado. Cleo topou na hora. Despiu-se de roupas de grifes internacionais e dos pudores de muitas das atrizes de TV em uma das tardes mais frias do ano em São Paulo para mostrar que, mesmo nua, quando uma mulher diz “não” para um homem, é “não” e ponto. “Não tirei a minha roupa à toa. Quero fazer as pessoas pensarem sobre o assunto e entenderem que cada mulher é dona do próprio corpo e das próprias vontades”, afirmou durante o ensaio.

Liberdade é a palavra de ordem da atriz. Tanto que, aos 18 anos, ela a tatuou, em francês, ao lado do seio esquerdo. “Tenho necessidade de ser livre. Fico perturbada em saber que não posso sair de casa sozinha depois de certa hora porque posso ser atacada, assediada, violentada”, diz Cleo. A mãe, Glória Pires, endossa. “Na minha família, todo muito respeita a liberadade e a individualidade. Nunca foi ‘anormal’ fazer tatuagem, colocar piercing, descolorir cabelo”, afirma. “Cleo sempre foi geniosa e questionadora. Aos 12, pichou o quarto e, anos depois, disse que era só para testar a nossa reação. Mas na hora entendemos que ela só queria se expressar”, lembra.

Vinte e um anos e 19 tatuagens depois, Cleo empresta sua irreverência a Tamara, personagem da nova novela das 7, Haja Coração, de Daniel Ortiz. Piloto de Fórmula Pick Up, a moça tem um espírito aventureiro parecido com o da atriz. Solteira há cinco meses, desde o fim do casamento de três anos com o ator Rômulo Neto, Cleo está à vontade com o novo estado civil e cultiva casos de amor: “Gosto de sexo, mas não de qualquer sexo. Gosto de ter uma conexão com a pessoa. Porque, se não tiver isso, prefiro fazer sozinha”. O ator João Vicente de Castro, com quem também foi casada por quatro anos, diz que a ex é uma das mulheres mais livres que já conheceu. “Cleo é feminina, empoderada, se guia pela certeza do agora e joga seu barco no mundo, sabendo que nada pode mudar mais que a certeza da gente. É bonito vê-la navegar”, filosofa.

Filha de dois “pais” – do cantor Fábio Jr., o biológico, e de outro cantor, Orlando Morais, o de criação –, a atriz mais sexy do Brasil agora decidiu seguir o caminho deles e quer virar música. “Já pedi para a Antonia [Morais, música], minha irmã, produzir as canções. Tenho várias ideias de melodia, mas preciso da ajuda de alguém para tirá-las de mim”, afirma. Cleo também vai se aventurar por outros universos: quer expor textos e fotos pessoais em um site próprio [cheio de personalidade], com estreia marcada para 29 de junho, e fazer crescer a produtora de cinema Giraia, fundada por ela há um ano. “Mas a minha maior vocação é ser filósofa: ficar bebendo e falando sobre a vida”, brinca. Com vocês, um pouco da filosofia libertária da atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui