quinta-feira, 7 de julho de 2016

Terceirização do crime organizado na Lava Jato chama a atenção, diz PF

FPB Bank atuava no Brasil sem ter autorização do Banco Central. 
32ª fase da Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7).

O delegado da Polícia Federal (PF) Rodrigo Sanfurgo disse, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (7) em Curitiba, que chama a atenção a terceirização dos serviços que os envolvidos na 32ª fase da Lava Jato utilizavam para lavar dinheiro.

"Nós entramos na área da terceirização do crime organizado. A investigação já se deparou com doleiros, com operadores, com empresas de fachada e, obviamente, como é muito dinheiro, outras estruturas estão sendo descobertas e desvendadas. Nós chegamos, então, ao ponto de nos depararmos com uma instituição financeira, o FPB Bank, utilizada para viabilizar o fluxo de capitais", explica. 
saiba mais
Polícia Federal cumpre mandados da 32ª fase da Operação Lava Jato

A atual fase, batizada de "Caça-fantasmas" cumpriu 17 mandados judiciais. Um em Santos, um em São Bernardo e todos os outros em São Paulo. A ação é um desdobramento da 22ª fase da operação, denominada de Triplo X.

Segundo as investigações, o banco FPB Bank, de origem panamenha, não têm autorização do Banco Central para atuar no Brasil e realizava serviços clandestinos através de escritórios localizados em São Paulo. "Existia uma exclusividade dos serviços, ou seja, os investigados iam até a casa dos clientes, como uma espécie de atendimento personalizado", acrescentou Sanfurgo.

Além disso, mesmo na clandestinamente, os investigadores ressaltam que o banco tem um site próprio, com informações traduzidas, inclusive, para o português.

As investigações apontam ainda que o banco atuava em conjunto com a Mossak Fonseca, empresa investigada na operação e que, de acordo com as autoridades, participava de uma verdadeira lavanderia de dinheiro, criando outras empresas para viabilizar a circulação de valores de forma ilegal.

"Não é por outro motivo que a Mossak Fonseca possuía em seu escritório um telefone para contato direto e seguro com os investigados, cujos nomes e ramais ficavam em posição de destaque no citado telefone criptografado", diz o inquérito policial.

Um dos mandados de condução foi cumprido, nesta quinta, contra Edson Paulo Fanton, que é um dos representante do banco no Brasil. A PF chegou ao prédio onde ele mora, no bairro do Gonzaga, um dos principais de Santos, por volta das 6h10. O investigado não ofereceu resistência e acompanhou os policiais até a sede da PF, onde prestou o depoimento.

Os outros seis alvos das conduções coercitivas são: Edsel Okuhara, Elizabeth Costa Lima, Isidora Maria Solano Carmona, Carla Fabiana Giuseppe, Celina Daiub Pirondi e Marilene Alves Ferreira.

De acordo com a PF, todos eles são os responsáveis, no Brasil, por operar o banco FPB Bank em um esquema transnacional de lavagem de dinheiro.

O valor que teria sido movimentado irregularmente no Brasil não foi divulgado pelos delegados da PF e pelos procuradores do Ministério Público Federal (MPF). Quatro investigados na Lava Jato movimentaram dinheiro com offshores ligadas a Mossak Fonseca, segundo a investigação: Pedro Barusco e Renato Duque, ex-gerentes da Petrobras, o empresário Mario Goes e Roberto Trombeta.

O delegado Rodrigo Sanfurgo também afirmou que a atuação do FPB Bank no Brasil "não é recente". No entanto, ele não declarou o período ao qual os criminosos atuaram no esquema ilegal.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), foram identificadas 44 offshores constituídas pela Mossack Fonseca por solicitação dos funcionários do banco clandestino. Em documentos apreendidos na 22ª fase, a instituição panamenha é apontada como cliente e constam como referência exatamente os funcionários do banco que atuam no Brasil.

Os funcionários do banco panamenho no Brasil, além de atuarem de forma clandestina, garantiam anonimato aos seus clientes, pois, a partir da constituição das offshores, abriam e gerenciavam contas bancárias no exterior em seus nomes, permitindo a ocultação dos valores, havendo evidências de que offshores fornecidas pela Mossack foram usadas para ocultar recursos provenientes dos desvios perpetrados em detrimento da Petrobras, ainda segundo o MPF.

O nome Caça-Fantasmas "remete, dentre outros aspectos, a um dos objetivos principais da investigação que foca na apuração de verdadeira extensão obscura da instituição bancária no Brasil, bem como a vasta clientela que utiliza de seus serviços e do escritório Mossak Fonseca para operações financeiras com características de ilicitude e de forma oculta", destaca a PF.

RESUMO DA 32ª FASE
– Objetivo: investigar crimes contra o sistema financeiro nacional, de lavagem de dinheiro e de organização criminosa transnacional.
– Mandados judiciais: sete conduções coercitivas e 11 mandados de busca e apreensão.
Os alvos das conduções coercitivas são representantes no banco no Brasil. São eles:
- Edson Paulo Fanton;
- Edsel Okuhara;
- Elizabeth Costa Lima;
- Isidora Maria Solano Carmona;
- Carla Fabiana Giuseppe;
- Celina Daiub Pirondi;
- Marilene Alves Ferreira.
– O que foi descoberto: a atual fase identificou que o banco panamenho FPB Bank atuava no Brasil, sem autorização do Banco Central, com o objetivo de abrir e movimentar contas em território nacional e, assim, viabilizar o fluxo de valores de origem duvidosa para o exterior, à margem do sistema financeiro nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui