terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

ESCAVAÇÃO: Mistério das estátuas da Ilha de Páscoa.

Recentemente circularam pela rede fotos de uma suposta escavação feita na Ilha de Páscoa que trariam uma grande revelação. As estátuas Moai, patrimônio histórico da humanidade, que todo mundo conhece como sendo as grandes cabeças enormes brotando do chão, na verdade, teriam 2/3 de seus corpos pra dentro da terra, às vezes chegando a 10 metros de profundidade. Será? Ou será que fizeram uma montagem? 
A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais isolados do planeta, a mais de 3,5 mil quilômetros da costa do Chile, no meio do Oceano Pacífico. Ela só ganhou esse nome porque foi descoberta justamente num domingo de Páscoa em 1722 por um explorador holandês, que à primeira vista, do mar, achou que as estátuas eram gigantes que moravam ali.

A origem e o significado delas permanece um mistério, já que a população nativa, descendente dos polinésios que povoavam o sul do Pacífico, foi quase totalmente extinta durante o período de colonização.

Já se especulou que as estátuas seriam obras de extraterrestres e serviriam até como pára-raios!

Pela internet, conversamos com a arqueóloga Jo Anne Van Tilburg, que comanda o projeto de preservação das estátuas da Ilha de Páscoa. Ela conta que as estátuas eram usadas em cerimônias religiosas para os mortos e chefes tribais, mas ainda há muito a ser desvendado sobre elas.

A maioria das quase 900 estátuas espalhadas pela ilha está completa, com cabeça e tronco. Apenas algumas é que pareciam ser assim, só a cabeça.

“Na verdade elas estão enterradas”, diz a arqueóloga. Culpa da erosão do solo, que fez com que a terra descesse do alto das colinas e cobrisse as estátuas ao longo do tempo. Mas isso já é sabido há quase um século.

Jo Anne e sua equipe começaram a cavar há alguns anos. Mas só agora é que as fotos circularam por aí, graças à internet.

“Encontramos evidências de como eram transportadas e que muitas têm assinaturas que marcavam uma família ou o artista que as esculpiu. Isso ajuda a entender a origem das estátuas Moai”, afirma Jo Anne.

As fotos são, portanto, verdade! Quem diria, hein! Para quem achava que era apenas um rostinho bonito, tem um corpão também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui